5 dicas de um neurocientista para manter a sua memória BEM afiada

Com 81 anos, Richard Restak faz muitos jovens sentirem inveja da sua mente

Manter a mente saudável é uma preocupação de todos, especialmente para aqueles que estão ficando mais velhos. No entanto, até mesmo os mais jovens já estão começando a sentir o impacto do declínio cognitivo. Isso resulta em uma maior dificuldade em se concentrar, raciocinar e até mesmo de lembrar de coisas simples. Portanto, pensando nisso, o neurocientista Richard Restak separou algumas dicas sobre como manter a memória em dia.

Dicas para manter a memória afiada

Faça jogos mentais (sozinho ou com amigos)

Desde palavras-cruzadas até jogos de tabuleiro, essas atividades podem ajudar a manter seu cérebro ativo e afiado. E não precisa ser só com amigos, você pode se divertir com jogos mentais quando estiver sozinho também. Isso inclui tentar se lembrar das capitais de países, criar pequenas histórias ou até mesmo lembrar a escalação do seu time.

Já em família, Restak recomenda uma brincadeira chamada “20 perguntas”, que consiste em um jogador pensar em uma pessoa, coisa ou lugar. Enquanto isso, o outro deverá adivinhar do que se trata com até 20 perguntas que devem ser respondidas com sim ou não.

LEIA MAIS: Irmãos que moravam em uma vila sem internet hoje são milionários; veja como!

Leia livros de ficção

Quase todo mundo sabe, mas é sempre bom relembrar: ler é uma ótima maneira de expandir sua mente e imaginação. Além de ajudar a manter sua memória em dia.

Nesse sentido, se você estiver lendo um livro com muitos personagens, como Senhor dos Anéis, terá que exercitar seu cérebro tendo que lembrar o nome de todos eles, suas características e até o nome de lugares.

Melhore sua alimentação

Muitos acabam negligenciando essa parte. Porém, a verdade é que a alimentação desempenha um papel fundamental para a saúde do nosso cérebro. Então, ao consumir as vitaminas e nutrientes corretas, você estará se protegendo ou retardando o envelhecimento e danos celulares.

LEIA MAIS: 3 livros que irão te ajudar a ter equilíbrio e turbinar a sua autoestima

Transforme palavras em imagens

Essa é uma maneira até que bem divertida de manter a memória em dia. Basicamente, ao invés de simplesmente ler uma lista de palavras, tente visualizá-las em sua mente. Ou seja, caso esteja lendo uma lista de compras, em vez de apenas nomes, tente desenhar cada item na cabeça, como pão, ovos, verduras, etc.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também