Se você já se perguntou qual é o aplicativo do Google que mais consome bateria do seu celular, a resposta pode te surpreender. Não é o Chrome, como muitos imaginam, mas sim um aplicativo que você provavelmente nem usa ativamente: o Google Play Services.
Google Play Services
Embora você possa não utilizar o Google Play Services diretamente, ele desempenha um papel fundamental na estrutura do Android. Ele permite a instalação de novos aplicativos, envia notificações, realiza cópias de segurança na nuvem e muito mais.
Leia também: Chrome vai permitir capturas de tela no modo anônimo: veja como funciona
Por que o Google Play Services consome tanta bateria?
Uma das razões pelas quais o Google Play Services consome tanta bateria é que ele inclui recursos e atualizações do Android, permitindo que dispositivos mais antigos também tenham acesso às novidades.
O que fazer para reduzir o consumo de bateria?
Se você perceber que o Google Play Services está consumindo uma quantidade significativa de bateria em seu dispositivo, existem algumas ações que podem ajudar a reduzir esse consumo:
- Reinicie o celular: Esse é um passo básico para resolver problemas em dispositivos eletrônicos. Desligue-o e ligue-o novamente para dar um “reset” no sistema.
- Verifique atualizações pendentes: Os serviços do Google Play são atualizados automaticamente, mas é possível ocorrerem falhas. Verifique se há atualizações pendentes e aguarde que elas sejam instaladas.
- Pare os serviços do Google Play: Em alguns casos, o aplicativo pode travar em segundo plano. Acesse as configurações do seu Android, encontre a opção “Aplicativos”, procure pelo “Google Play Services” na lista de aplicativos do sistema e clique em “Forçar parada”.
- Limpe os dados do aplicativo: Se as opções anteriores não funcionarem e o Google Play Services ainda estiver consumindo muita bateria, você pode tentar limpar os dados do aplicativo.
- Acesse as configurações, procure por “Aplicativos” e, em seguida, encontre o “Google Play Services”.
- Dentro das opções do aplicativo, clique em “Armazenamento” e depois em “Gerenciar espaço”. Por fim, confirme a ação de “Excluir todos os dados”. Lembre-se de estar conectado a uma rede Wi-Fi para evitar o consumo excessivo de dados móveis.
Embora o Google Play Services seja um dos aplicativos do Google que mais consome bateria, é importante destacar que desativá-lo ou removê-lo pode comprometer o funcionamento adequado do seu dispositivo.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do portal Brazil Greece!
0 comentários