Brazil Greece

»

»

Olhe para sua mesa: 7 passos para identificar um azeite fraudado

| Em 14/05/2024 às 11:15
Freepik.

O azeite de oliva é um dos alimentos mais fraudados globalmente, sendo superado apenas pelo pescado. As fraudes ocorrem pelo alto valor agregado do produto, sua grande demanda e apreciação mundial. Para ajudar a identificar azeites genuínos e evitar os fraudados, aqui estão algumas dicas e informações úteis.

A origem do azeite de oliva e a sua importância para a Grécia

Antes de mais nada, não é só no Brasil e em Portugal que esse produto é um dos preferidos da população. Na verdade, o azeite de oliva é um dos produtos mais icônicos da Grécia. Além disso, a sua origem remonta a milhares de anos. Os gregos antigos foram os primeiros a cultivar oliveiras e a produzir azeite, utilizando-o não apenas na culinária, mas também em rituais religiosos e como produto de beleza.

Esse produto desempenhou um papel fundamental na economia e na cultura grega. Além de ser uma fonte de alimento e de renda, o azeite era valorizado por suas propriedades medicinais e era considerado sagrado. A produção de azeite também influenciou a organização social e política, contribuindo para o desenvolvimento de cidades-estado prósperas.

Com o tempo, o conhecimento sobre o cultivo de oliveiras e a produção de azeite se espalhou para outras regiões do Mediterrâneo, como Itália, Espanha, Portugal e Norte da África. A expansão do Império Romano também contribuiu para a disseminação do azeite de oliva, tornando-o um produto essencial em muitas culturas ao redor do mundo.

E hoje, seus efeitos e benefícios já são conhecidos pelo mundo, o que faz com que dificilmente esse produto falte na mesa do brasileiro.

Leia mais: Por que a dieta de Creta está intrigando a Universidade de Yale? Grego diz

Mas, por que hoje em dia há problema com fraude de azeite falsificado?

Com os altos preços do produto, golpistas encontraram a oportunidade ideal para fraudar o produto. As fraudes em azeites ocorrem quando outros óleos, como de amêndoas, nozes ou frutas, são adicionados ao azeite de oliva sem essa informação estar explícita no rótulo. Porém, o azeite puro deve ser o suco direto da azeitona, sem adições ou misturas.

Como identificar um azeite falsificado?

A boa notícia é que há algumas técnicas para evitar que você caia no golpe. Portanto, confira algumas dicas a seguir!

Sensorialidade do azeite

A qualidade de um azeite pode ser percebida por suas características sensoriais. Assim, um azeite de oliva de qualidade tem um sabor frutado, picante e amargo. Além disso, a sensação de frescor e notas de verde e clorofila são indicativos de um produto de qualidade.

Data de fabricação e validade

Azeites são melhores quando jovens. Portanto, opte por comprar azeites mais novos e com validade de até 2 anos. A data de fabricação e a validade podem ser encontradas no rótulo do produto.

Armazenamento

Azeites sempre ficar longe da luz e do calor. Verifique se a garrafa é de vidro escuro, o que ajuda a preservar as características do azeite.

Lacre e embalagem

A embalagem deve estar devidamente lacrada e sem entrada de ar para garantir que o azeite mantenha suas propriedades.

Leia mais: Qual é o melhor azeite do Brasil? Veja o ranking!

Preço

Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado. Azeites de qualidade geralmente têm um preço mais elevado devido ao processo de produção e ao valor agregado.

Compras a Granel

Evite comprar azeite a granel, pois não há garantias de qualidade ou procedência.

Alertas e ações do governo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recomenda atenção a preços baixos e sugere consultar a lista de produtos irregulares apreendidos. A Operação Getsêmani, por exemplo, apreendeu 104 mil litros de azeite fraudado, resultando em um prejuízo significativo.

Ou seja, identificar um azeite de oliva puro exige atenção a detalhes que vão desde a análise sensorial até a verificação de embalagens e rótulos. Então, com a crescente ocorrência de fraudes, torna-se essencial estar informado e vigilante para garantir a qualidade do azeite que chega à sua mesa. E aí, agora você já sabe o que fazer para identificar um azeite fraudado?

  • Talvane Póvoa

    Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários