Você já foi à Disney? A Disney ainda é o destino dos sonhos de muita gente. Mas, é claro, é um lugar capaz de encantar tanto jovens, quanto adultos, tendo atrações para todos os gostos. Porém, recentemente, um personagem foi banido do parque, o que levou muita gente a questionar qual foi e os motivos. Por isso, trouxemos mais informações a seguir.
Leia mais: Hermione veio da mitologia grega e um grego te mostra aqui
Os parques da Disney
Antes de mais nada, para quem não conhece, é importante saber que existe mais de uma Disney no mundo. A mais famosa é o Walt Disney World que se localiza na Flórida, ele é o maior dos parques, existindo desde 1971.
Mas, além dele, há outros. Por exemplo, temos a Disneyland da Califórnia que, ao contrário do que muita gente pensa, foi o primeiro parque da Disney e a sua inauguração aconteceu em 1955.
Há também a Tokyo Disneyland, que foi o primeiro parque da Disney fora dos Estados Unidos, inaugurado em 1983 no Japão, a Disneyland Paris, que levou para a Europa parte do encanto do mundo da Disney. Além da Hong Kong Disneyland, que levou a Disney também para a Ásia, em 2005, e a Shanghai Disneyland, que é o mais novo dos parques, inaugurado em 2016, um pouco mais moderno e adaptado à cultura chinesa.
Leia mais: Nova regra de bagagens em voos na Europa surpreende turistas
Qual personagem foi banido da Disney?
Na verdade, mais de um personagem passou por essa situação e, um dos principais casos foi o do personagem Liver Lips McGrowl, parte da atração Country Bear Jamboree no Magic Kingdom, dentro do Walt Disney World. Esse show, que estreou junto com o parque em 1971, apresenta uma banda de ursos que cantam e tocam instrumentos em um cenário rústico. Inclusive, a atração ganhou popularidade rapidamente, mas também foi alvo de críticas ao longo dos anos.
Isso porque, Liver Lips McGrowl, conhecido por seus lábios grandes e sua aparência caricatural, sempre foi uma figura controversa. Por exemplo, o nome “Liver Lips” em inglês se associa a problemas hepáticos, muitas vezes resultado de abuso de álcool, o que levou a uma conotação negativa e indesejada. Além disso, a estética do personagem, inspirada nos crooners dos anos 60, passou a ser vista como desatualizada e potencialmente ofensiva.
Então, com o tempo, e em resposta às sensibilidades culturais crescentes, a Disney decidiu reformular a atração. Porém, em vez de simplesmente remover o personagem, a redesenharam e a renomearam, mantendo a essência da atração, mas eliminando os aspectos mais polêmicos.
Leia mais: Quanto custa se hospedar no hotel mais antigo do mundo?
Mas, esse não foi o único caso de banimento nos parques da Disney
Embora Liver Lips seja um exemplo recente e que tenha se destacado, outros personagens e atrações da Disney também passaram por processos semelhantes. Um exemplo é a atração Splash Mountain, inspirada no filme Song of the South, que recebeu muitas críticas por sua representação racista. Em resposta, a Disney anunciou que a atração será reformulada com o tema de A Princesa e o Sapo, um filme que celebra a diversidade e se alinha mais com os valores atuais da empresa.
Além disso, o personagem Zorro, que era uma figura popular nos primeiros anos da Disneyland, também foi retirado das paradas e atrações devido à falta de relevância moderna e ao desejo de destacar personagens mais atuais e diversificados.
E aí, você já tinha ouvido falar dessa atração polêmica da Disney? Concorda com o banimento? De qualquer forma, já deu para notar que a Disney prefere cortar as associações com qualquer atração que possa ter repercussões negativas e que não combine com os seus princípios.
0 comentários