Placa tectônica já está rachando: veja os impactos no Brasil

Veja os impactos possíveis.

Muito se tem falado recentemente da rachadura na Placa Tectônica do Pacífico e do movimento da Placa Sul-Americana, que está se afastando gradualmente da Placa Africana. Isso levanta dúvidas sobre possíveis reflexos no Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina. Porém, a revista Geophysical Research Letters publicou informações sobre essa rachadura no Pacífico. Portanto, a seguir abordaremos sobre os impactos da rachadura da placa tectônica no Brasil.

Entendendo as Placas Tectônicas

Antes de mais nada, só para você entender melhor, o nosso planeta é composto por grandes blocos rochosos chamados placas tectônicas. Eles se movimentam lentamente sobre uma camada menos rígida de rochas chamada astenosfera. Assim, esses movimentos ocorrem devido a correntes de convecção no manto terrestre, onde o material aquecido tende a subir, esfriar e depois descer, assim criando um ciclo contínuo. Além disso, a velocidade desse deslocamento varia entre 1 e 10 centímetros por ano.

Ademais, existem três principais tipos de limites de placa: divergentes, onde as placas se afastam uma da outra; convergentes, onde se aproximam e colidem; e transformantes, onde deslizam lateralmente uma em relação à outra.

Leia mais: Placa tectônica começa a rachar, segundo pesquisa: veja onde fica

A placa tectônica e o Brasil

Já sabemos que o Brasil se localiza no centro da Placa Sul-Americana, uma das maiores em tamanho e espessura. Então, esta posição geográfica nos coloca longe dos limites de placas, o que nos faz quase imunes a atividades sísmicas intensas. No entanto, o movimento dessa placa, ainda que lento, pode ter implicações significativas a longo prazo.

Primeiro, a Placa Sul-Americana está se movendo gradualmente para oeste, afastando-se da Dorsal Mesoatlântica. Então, isso significa que, ao longo de milhões de anos, o Brasil tem se deslocado em relação a outros continentes, como a África.

Além disso, devido à sua localização central na placa, o Brasil tem uma baixa incidência de terremotos de grande magnitude. Assim, os terremotos que ocorrem são geralmente de baixa intensidade e raramente causam danos significativos.

Ademais, só para se ter uma ideia da estabilidade geológica do país, o relevo brasileiro é formado em grande parte por terrenos antigos, sendo rico em recursos naturais. Isso nada mais é do que um reflexo direto da longa estabilidade geológica local.

Leia mais: Furacões ganham força e nova categoria 6 deve ser criada

Qual o impacto da rachadura na placa tectônica do Pacífico no Brasil?

Até o momento, não existem estudos que comprovem impactos diretos da rachadura encontrada na Placa Tectônica do Pacífico e do afastamento da Placa Sul-Americana na geografia do Brasil. Porém, a natureza destes fenômenos é imprevisível. Embora esses movimentos não tenham causado impacto direto nos terremotos que já ocorreram em Santa Catarina, eles indicam que a estrutura do planeta está em constante mudança. Portanto, não se pode descartar totalmente a possibilidade de novos eventos geológicos no Brasil, como terremotos raros, devido a essas dinâmicas tectônicas​

Assim, mesmo que o Brasil esteja relativamente seguro em relação a eventos sísmicos intensos devido à sua posição nas placas tectônicas, é importante continuar monitorando esses movimentos. Isso porque a geologia é uma ciência em constante evolução. Então, novas descobertas podem nos ajudar a entender melhor como os movimentos das placas afetam nosso país e o mundo.

você pode gostar também