Brazil Greece

»

»

Polêmica na Netflix: por que a série Cleópatra já está dando o que falar?

| Em 22/04/2023 às 21:39

Uma grande controvérsia surgiu após a aparição da “Cleópatra Negra” no novo documentário da Netflix, “Rainha Cleópatra”. Em 1963, a primeira atriz a interpretar a rainha Cleópatra foi a impressionante Elizabeth Taylor, no filme premiado com quatro Oscars de Joseph Mankiewicz.

Hoje, vemos no documentário “Rainha Cleópatra” a atriz Adele James interpretando-a, que é negra e oposta à Cleópatra, que era grega, de acordo com fontes históricas.

No entanto, temos que notar que os gregos não consideram brancos, não negros, mas bronzeados, como a maioria que vive em terras mediterrâneas. Após isso, houve fortes reações nas redes sociais acusando a produção de distorcer fatos. Os comentários foram tão intensos que a Netflix teve que desativá-los do trailer.

Todos reclamam alegando o fato de se tratar de um documentário e não de uma lenda que pode sofrer alteração da história!

Mas quem era Cleópatra, na verdade?

Cleópatra foi uma das mulheres mais famosas da história, conhecida por ser a última rainha do Egito. Ela nasceu em Alexandria, em 69 a.C. Então, se tornou a rainha do Egito aos 18 anos de idade, com seu irmão Ptolomeu XIII. Mas logo se tornaram inimigos.

Ela era membro da dinastia ptolemaica, uma família grega do reino da Macedônia, que governou o Egito após a morte de Alexandre, o Grande. O primeiro idioma da Cleópatra era a idioma dos Helenes, hoje conhecidos como gregos.

No entanto, era a única governante da dinastia ptolemaica que falava o idioma do Egito antigo e era fluente em vários idiomas.

Os ptolemaicos governaram o Egito por cerca de 300 anos, até que o país foi conquistado pelos romanos em 30 a.C. Cleópatra era descendente direta de Ptolomeu, um general de Alexandre, o Grande, que se tornou governante do Egito após a morte do conquistador.

Leia Mais: 10 curiosidades sobre rainha CLEÓPATRA que nunca te contaram! CONFIRA!

A relação com imperadores romanos

Mais tarde, Cleópatra se tornou amante e aliada de Júlio César, o líder romano, e posteriormente do general Marco Antônio.

Muitas histórias foram contadas sobre Cleópatra, algumas verdadeiras e outras exageradas ou fictícias. Ela foi descrita como uma mulher inteligente, educada e astuta, com uma grande habilidade política e diplomática. Além disso, foi capaz de manter o poder no Egito por muitos anos, apesar de enfrentar vários desafios e ameaças.

Cleópatra também é conhecida por sua beleza e charme, e muitos acreditam que ela seduziu César e Antônio com sua aparência e habilidades sexuais. No entanto, a verdadeira natureza de seu relacionamento com eles é difícil de determinar, e alguns historiadores argumentam que ela usou seu poder e influência para se aliar a eles e proteger o Egito.

A última rainha do Egito cometeu suicídio em 30 a.C., depois que as forças romanas lideradas por Marco Antônio foram derrotadas por Otávio, o futuro imperador romano Augusto. Sua morte marcou o fim da dinastia ptolomaica e o início do domínio romano no Egito.

Afinal, Cleópatra foi uma figura histórica fascinante e complexa, e sua vida e legado continuam sendo objeto de interesse e estudo até os dias de hoje.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

Dinamarca, por que a terra dos Vikings é o país mais feliz do mundo?

A Dinamarca, um dos países mais felizes e acolhedores do mundo, está localizada no norte da Europa, sendo a “ponte” entre a Europa continental e a Escandinávia. Com uma rica história, design moderno e respeito pela natureza, a Dinamarca combina tradição com um estilo...

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

Calistenia, conheça o segredo dos gregos para corpo forte e mente livre

A calistenia tem conquistado recentemente os amantes do fitness, mas não é apenas uma tendência passageira. As raízes da calistenia se perdem profundamente na Antiguidade, na época em que os antigos gregos acreditavam que corpo e mente eram inseparáveis. Não era...

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

10 técnicas para atrair as pessoas certas para a sua vida

Já reparou como algumas pessoas parecem ter um encanto natural? Basta chegarem e, de repente, o ambiente fica mais leve, as conversas fluem e todos querem estar por perto. Isso não tem a ver com sorte, nem com aparência. O segredo está em pequenos gestos, atitudes...

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

6 coisas que os estacionamentos não querem que você saiba

Estacionar parece algo simples: parar o carro e seguir a vida. Mas por trás dessa rotina existem regras que muita gente desconhece, e entender como elas funcionam pode evitar dores de cabeça. Veja alguns pontos importantes que passam despercebidos por muitos...

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

7 coisas que você pode ‘comprar’ para ser mais feliz

Alguns sobrenomes parecem ter sido feitos para combinar com nomes femininos. Eles soam bem, têm ritmo e carregam significados que ganham ainda mais charme quando ditos juntos. Há algo de poético nessa união entre tradição e identidade, e talvez por isso tanta gente se...

5 melhores plataformas para você aprender grego rápido

5 melhores plataformas para você aprender grego rápido

Aprender grego pode parecer um grande desafio, mas também é uma experiência incrível. É como abrir uma janela para um novo mundo, cheio de história, cultura e descobertas. Mesmo sendo grego, e acostumado a um alfabeto bem diferente, decidi aprender inglês e português....

0 comentários