A Páscoa está aí e, você sabia que ela é uma data muito importante também na Grécia? Apesar de celebrarmos a Páscoa grega em data diferente da “brasileira”, nós também temos as nossas tradições e, uma delas é quebrar ovos! Mas, por que os gregos quebram ovos vermelhos na Páscoa? Confira a seguir!
Por que os gregos quebram ovos vermelhos na Páscoa?
Antes de mais nada, a tradição dos ovos vermelhos na Páscoa grega é um elemento emblemático dessa festividade, especialmente entre os cristãos ortodoxos. Essa prática possui um rico simbolismo religioso, estando profundamente enraizada nas celebrações pascais gregas.
Basta entrar em qualquer casa grega durante as festividades dessa data que você verá uma cesta de ovos vermelhos na mesa, esperando para serem quebrados.
Originários dos primeiros cristãos da Mesopotâmia, os ovos de Páscoa vermelhos simbolizam o sangue de Cristo derramado na cruz. Então, essa tradição se espalhou por diversas culturas cristãs, sendo particularmente significativa na Grécia.
A preparação desses ovos ocorre principalmente na Quinta-feira Santa, quando as famílias gregas tingem os ovos de vermelho. Além disso, o método tradicional utiliza cascas de cebola, vinagre e água para obter a tonalidade desejada. Esse processo, além de ser uma atividade familiar, destaca-se pela ausência de produtos químicos. Assim, ele se torna ideal para todas as idades, inclusive crianças.
Leia mais: Qual é o ovo de Páscoa mais caro do Brasil? O valor impressiona!
Os ovos vermelhos e a diversão pascoal
Porém, os ovos vermelhos não são apenas elementos de decoração. Na verdade, eles têm um propósito a mais. Isso porque são centrais no jogo tradicional “tsougrisma”. Durante esse jogo, duas pessoas chocam os ovos entre si, cada uma buscando quebrar o ovo do oponente sem danificar o próprio. Então, diz-se que quem vencer terá sorte durante o ano. O jogo, normalmente acompanhado pelo cumprimento pascal “Christos anesti!” (“Cristo ressuscitou!”), é um momento de celebração e união entre as famílias e amigos.
Além do jogo, os gregos também usam os ovos vermelhos como decoração, especialmente no “tsoureki“, um pão doce tradicional grego consumido durante a Páscoa.
De qualquer forma, a Sexta-feira Santa é marcada por uma atmosfera de luto e reflexão. Enquanto o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa dedicam-se à celebração e à festividade, com a quebra do jejum da Quaresma e banquetes que incluem o cordeiro assado.
E aí, você já conhecia a tradição dos ovos vermelhos na Páscoa grega? Essa é só mais uma das tradições gregas que temos nas nossas datas comemorativas. Pode até parecer estranho, mas é divertido e ótima uma forma de reunir a família.
0 comentários