Conforme o tempo passa, tornam-se mais evidentes as mudanças que ocorrem em diversas áreas. Portanto, quando se trata do futuro do trabalho, muitas novidades, que estavam previstas para daqui a muitos anos, já estão a caminho.
Estudos indicam que cerca de 23% dos empregos devem sofrer modificações até 2027. Os motivos são variados, desde questões políticas até ambientais. Veja abaixo mais detalhes as profissões que sofrerão modificações.
Até 2027 muitas profissões sofrerão modificações
Primeiramente, segundo o estudo “Futuro do Trabalho 2023”, cerca de 23% das ocupações trabalhistas atuais sofrerão modificações até 2027.
Entretanto, para chegar a essa conclusão, foram analisadas 45 economias fornecidas pelo LinkedIn e pela Coursera. As opiniões executivas de 803 empresas também foram importantes.
Contudo, o estudo vai mais a fundo e diz que, em uma análise de 673 milhões de empregos, a estimativa é que 69 milhões de novos postos sejam criados, enquanto 83 milhões sejam extintos. De maneira prática, isso significa que 14 milhões de postos serão reduzidos, correspondendo a 2% do emprego atual.
Tecnologia favorece a criação de novos postos de trabalho
No entanto, especialistas dizem que a tecnologia terá um papel importante para criação de novos trabalhos em um futuro próximo. As questões sociais e ambientais também serão consideradas.
Portanto, nos próximos cinco anos, a expectativa é que a grande maioria das empresas tenham em seu sistema de trabalho a big data, computação em nuvem e a inteligência artificial.
LEIA MAIS: 5 profissões que são ótimas para pessoas tímidas e pagam bem
Profissões que serão afetadas até 2027
Essas são apenas algumas das profissões que sofrerão modificações ou, podem desaparecer até 2027.
Secretários Administrativos e Executivos
Conforme o desenvolvimento de sistemas e softwares avançados, muitas tarefas rotineiras podem ser automatizadas. Como agendamento de reuniões, gerenciamento de documentos, e diversas outras.
Caixas de banco
Com a crescente digitalização do setor bancário, é provável que os caixas de banco precisem desenvolver habilidades tecnológicas para se adaptarem às mudanças.
Legisladores e Oficiais Judiciários
Com o avanço da tecnologia, os legisladores podem se beneficiar de novas ferramentas para coletar e analisar dados relevantes para a tomada de decisões.
Ambulantes
Visando o crescimento do comércio eletrônico, os ambulantes podem se beneficiar de plataformas online para expandir seus negócios.
Para saber mais sobre assuntos como este, confira outros artigos no portal Brazil Greece.
0 comentários