Brazil Greece

»

»

Ranking revela as cidades mais caras do mundo para viver! Veja quais são

| Em 07/12/2023 às 08:13
Freepik.

O custo de vida, no geral, aumentou de forma significativa nos últimos anos. Mais precisamente, 7,4%, segundo o índice da Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise do Economist Group. Como é de praxe, o grupo divulgou seu ranking anual e, nele, revelou quais são as 10 cidades mais caras do mundo para viver.

Sim, viver está mais caro. Segundo o Índice Anual de Custo de Vida, embora inferiores que os do ano passado (8,1%), os resultados de 2023 preocupam. Só para ter uma ideia, os números ainda são mais altos que as tendências de 2017 a 2021.

O instituto conduziu a pesquisa entre 14 de agosto e 11 de setembro. Nela, considerou 200 produtos e serviços nas 173 principais cidades do mundo. De modo geral, os alimentos são os itens que continuam a subir. Por outro lado, os serviços públicos apresentaram reajuste mais lento.

Singapura e Zurique: empatadas entre as cidades mais caras do mundo

Na lista das dez cidades mais caras do mundo, quatro ficam na Europa Ocidental. Muito disso se deve à inflação persistente em itens como alimentos e roupas, além da valorização do euro.

Já as cidades mexicanas de Santiago de Querétaro e Aguascalientes registraram os maiores ganhos, sobretudo pelo fortalecimento do peso em relação ao dólar e aumentos nas taxas de juros.

Por outro lado, as cidades chinesas caíram no ranking por diferentes fatores. Por exemplo, a lenta recuperação econômica pós-pandemia, demanda do consumidor contida e depreciação da moeda.

Da mesma forma, Moscou e São Petersburgo, ambas cidades russas, tiveram a maior queda devido a sanções que enfraqueceram o rublo.

Quando consideramos o “top 10”, Singapura manteve sua posição como a cidade mais cara do mundo neste ano. Aliás, a gigante lidera o levantamento pela nona vez em 11 anos. Mas, em 2023, compartilha o primeiro lugar com Zurique, Suíça, que retorna ao topo após três anos.

Logo em seguida, temos Nova York, ocupando, então, a 3ª posição. No mesmo patamar, mais uma cidade suíça, Genebra. Veja a lista completa:

1º: Singapura (Singapura) e Zurique (Suíça)

3º: Genebra (Suíça) e Nova York (EUA)

5º: Hong Kong (Hong Kong)

6º: Los Angeles (EUA)

7º: Paris (França)

8º: Copenhague (Dinamarca) e Tel Aviv (Israel)

10º: São Francisco (EUA)

Leia mais: Os 8 melhores mercados de Natal pelo mundo, em 2023

E as cidades mais baratas?

Mas, nem tudo são pedras e ouro! Além das cidades mais caras do mundo, o ranking revelou aquelas que são as mais baratas!

Apesar de registrar um aumento de 321% nos preços em comparação anual, Damasco conquistou a posição de cidade com o menor custo de vida. Em seguida, Teerã, no Irã, com uma alta taxa de inflação de aproximadamente 49%, e Trípoli, na Líbia. Esta, por sua vez, viu um aumento modesto de 5% nos preços no último ano.

Confira a lista que contrapõe as cidades mais caras do mundo:

163°: Buenos Aires (Argentina) e Chennai (Índia)

165°: Lagos (Nigéria)

166°: Ahmedabad (Índia)

167°: Lusaka (Zâmbia)

168°: Tunis (Tunísia)

169°: Tashkent (Uzbequistão)

170°: Karachi (Paquistão)

171°: Trípoli (Líbia)

172°: Teerã (Irã)

Leia mais: Saiu ranking das melhores sobremesas do mundo! E o Brasil tem 3 delas!

Como funciona o Índice Anual de Custo de Vida?

O índice que aponta as cidades mais caras do mundo (e, claro, as mais baratas), é feito há 30 anos. Publicado bimestralmente, em junho e dezembro, pela EIU, comparação de mais de 400 preços individuais nos 200 produtos e serviços das cidades, globalmente.

Primeiro, converte-se os dados de preços para dólares e, em seguida, faz-se a comparação tendo Nova York como cidade de referência.

Acesse a publicação, na íntegra, aqui.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários