Brazil Greece

»

»

Ranking revela as cidades mais caras do mundo para viver! Veja quais são

| Em 07/12/2023 às 08:13
Freepik.

O custo de vida, no geral, aumentou de forma significativa nos últimos anos. Mais precisamente, 7,4%, segundo o índice da Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise do Economist Group. Como é de praxe, o grupo divulgou seu ranking anual e, nele, revelou quais são as 10 cidades mais caras do mundo para viver.

Sim, viver está mais caro. Segundo o Índice Anual de Custo de Vida, embora inferiores que os do ano passado (8,1%), os resultados de 2023 preocupam. Só para ter uma ideia, os números ainda são mais altos que as tendências de 2017 a 2021.

O instituto conduziu a pesquisa entre 14 de agosto e 11 de setembro. Nela, considerou 200 produtos e serviços nas 173 principais cidades do mundo. De modo geral, os alimentos são os itens que continuam a subir. Por outro lado, os serviços públicos apresentaram reajuste mais lento.

Singapura e Zurique: empatadas entre as cidades mais caras do mundo

Na lista das dez cidades mais caras do mundo, quatro ficam na Europa Ocidental. Muito disso se deve à inflação persistente em itens como alimentos e roupas, além da valorização do euro.

Já as cidades mexicanas de Santiago de Querétaro e Aguascalientes registraram os maiores ganhos, sobretudo pelo fortalecimento do peso em relação ao dólar e aumentos nas taxas de juros.

Por outro lado, as cidades chinesas caíram no ranking por diferentes fatores. Por exemplo, a lenta recuperação econômica pós-pandemia, demanda do consumidor contida e depreciação da moeda.

Da mesma forma, Moscou e São Petersburgo, ambas cidades russas, tiveram a maior queda devido a sanções que enfraqueceram o rublo.

Quando consideramos o “top 10”, Singapura manteve sua posição como a cidade mais cara do mundo neste ano. Aliás, a gigante lidera o levantamento pela nona vez em 11 anos. Mas, em 2023, compartilha o primeiro lugar com Zurique, Suíça, que retorna ao topo após três anos.

Logo em seguida, temos Nova York, ocupando, então, a 3ª posição. No mesmo patamar, mais uma cidade suíça, Genebra. Veja a lista completa:

1º: Singapura (Singapura) e Zurique (Suíça)

3º: Genebra (Suíça) e Nova York (EUA)

5º: Hong Kong (Hong Kong)

6º: Los Angeles (EUA)

7º: Paris (França)

8º: Copenhague (Dinamarca) e Tel Aviv (Israel)

10º: São Francisco (EUA)

Leia mais: Os 8 melhores mercados de Natal pelo mundo, em 2023

E as cidades mais baratas?

Mas, nem tudo são pedras e ouro! Além das cidades mais caras do mundo, o ranking revelou aquelas que são as mais baratas!

Apesar de registrar um aumento de 321% nos preços em comparação anual, Damasco conquistou a posição de cidade com o menor custo de vida. Em seguida, Teerã, no Irã, com uma alta taxa de inflação de aproximadamente 49%, e Trípoli, na Líbia. Esta, por sua vez, viu um aumento modesto de 5% nos preços no último ano.

Confira a lista que contrapõe as cidades mais caras do mundo:

163°: Buenos Aires (Argentina) e Chennai (Índia)

165°: Lagos (Nigéria)

166°: Ahmedabad (Índia)

167°: Lusaka (Zâmbia)

168°: Tunis (Tunísia)

169°: Tashkent (Uzbequistão)

170°: Karachi (Paquistão)

171°: Trípoli (Líbia)

172°: Teerã (Irã)

Leia mais: Saiu ranking das melhores sobremesas do mundo! E o Brasil tem 3 delas!

Como funciona o Índice Anual de Custo de Vida?

O índice que aponta as cidades mais caras do mundo (e, claro, as mais baratas), é feito há 30 anos. Publicado bimestralmente, em junho e dezembro, pela EIU, comparação de mais de 400 preços individuais nos 200 produtos e serviços das cidades, globalmente.

Primeiro, converte-se os dados de preços para dólares e, em seguida, faz-se a comparação tendo Nova York como cidade de referência.

Acesse a publicação, na íntegra, aqui.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest