Brazil Greece

»

»

Riscos invisíveis nas latas de alimentos: o que você precisa saber

| Em 20/10/2023 às 07:18

Os armários de muitas cozinhas são recheados de comidas enlatadas, dada a praticidade e durabilidade desses produtos. Porém, a segurança no consumo desses itens tem gerado preocupação e discussão entre especialistas.

Enquanto a maioria desses produtos mantém a promessa de uma refeição rápida e descomplicada, existe um lado menos conhecido, que demanda atenção do consumidor. Alguns sinais podem indicar que o alimento armazenado em uma lata não é seguro para consumo.

Qual o risco de alimentos enlatados?

O design hermético das latas tem uma finalidade clara: proteger o conteúdo contra contaminações externas. No entanto, esse escudo pode ser quebrado se a lata estiver danificada, tornando o ambiente propício para a proliferação de microrganismos.

O farmacêutico espanhol Álvaro Fernández destacou em suas redes sociais a importância de observar as condições da embalagem. Segundo ele, latas amassadas podem não mais garantir a segurança do conteúdo, e as consequências de consumir produtos contaminados são graves.

No entanto, o que tem alarmado muitos é o risco associado às latas que apresentam inchaço. O motivo? A presença do microrganismo Clostridium botulinum, responsável por produzir uma toxina extremamente perigosa.

Essa bactéria se desenvolve em ambientes sem oxigênio, como no interior das latas, e a produção de gases resulta em deformações na embalagem. A toxina liberada por essa bactéria pode levar ao botulismo, uma condição severa que compromete o sistema nervoso.

No contexto global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem ressaltado a importância da conscientização sobre os riscos associados ao consumo de alimentos comprometidos. Além do botulismo, existem outras enfermidades que podem ser adquiridas por meio de alimentos contaminados.

Leia mais: 4 alimentos que você jamais deve lavar antes de comer

Pequenos amassos

Nesse contexto, é vital que o consumidor descarte latas inchadas sem sequer abri-las. Mesmo um simples ato de cheirar o conteúdo pode ser arriscado. No caso de latas com pequenos amassados, a situação é menos crítica, mas ainda requer precaução.

Se o conteúdo parecer em boas condições ao abrir e não exalar odores estranhos, é seguro consumir. Contudo, um passo extra de fervura por dez minutos pode garantir ainda mais a segurança.

Por fim, gostou desse artigo? Então confira mais como esse no site Brazil Greece.

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários