Além dos olhos azuis e pele clara, os islandeses são conhecidos por não utilizarem o sobrenome na certidão de nascimento. O sistema de nomenclatura islandês é formado ou pelo nome do pai, ou pelo nome da mãe. Isso significa que o nome das pessoas nascidas lá não traz referência a linhagem familiar. Além disso, existem algumas regras que o nome deve seguir para ser aprovado. Para saber mais, continue a leitura!
Afinal, como fica o nome dos islandeses?
No caso dos homens, o sistema de nomenclatura é preferencialmente de origem paterna. De modo geral, os filhos recebem o primeiro nome do seu pai, com o sufixo “son” adicionado a ele. Por exemplo, se uma pessoa se chama Áki, e o primeiro nome do seu pai é Alfred, então seu sobrenome é Alfredson.
Quando Áki Alfredson tiver filhos, consequentemente eles irão adquirir o sobrenome Ákison. Já para as mulheres o sistema de nomenclatura é bem parecido, mas com o sufixo “dottir”. Assim como os homens, elas costumam levar o primeiro nome do pai.
No entanto, atualmente, já existem casos que o nome da mãe é transmitido tanto para as filhas quanto para os filhos, utilizando a mesma regra acima. Antigamente isso era um sinal de que os pais não estavam mais juntos ou que havia algum problema com o homem da família.
Além disso, existe um Comitê de Nomeação da Islândia que regula todos os nomes de recém-nascidos que podem ser aprovados. Essa lista contém 18 mil nomes masculinos e 18 mil nomes femininos. Caso os pais escolham um nome que não está presente na lista, eles precisaram iniciar uma candidatura no Comitê.
LEIA MAIS: Como Levar Tudo O Que Você Precisa Em Uma Mala De Mão E POUPAR Dinheiro?
O que acontece quando dois islandeses se casam?
Um questionamento muito comum que surge em relação aos sobrenomes irlandeses é o que acontece quando dois islandeses se casam. No caso dos islandeses, a mulher mantém o mesmo nome com o qual nasceu, mesmo após se casarem.
Agora que você já sabe o motivo dos islandeses não terem sobrenome, por que não confere mais matérias como essa no site Brazil Greece?!
0 comentários