Brazil Greece

»

»

40 sobrenomes que podem te dar cidadania italiana e você não sabia

| Em 19/04/2024 às 09:30
Freepik.

Se o seu sonho é morar em um país europeu, saiba que você pode ganhar a cidadania italiana com o seu sobrenome. Por isso, aqui separamos os nomes que podem lhe dar a cidadania italiana e você nem imaginava.

Por que alguns sobrenomes podem dar cidadania italiana?

Isso ocorre porque muitos imigrantes italianos vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX, os quais deixaram descendentes no país de geração a geração. Assim, você pode adquirir a cidadania italiana se for um desses sucessores.

Assim, com o documento, além de poder residir na própria Itália, você tem portas abertas para circular e morar em qualquer outro país da União Europeia.

Vamos então conhecer os 40 sobrenomes que podem dar direito à cidadania italiana?

Leia mais: 6 nomes incríveis inspirados na astronomia e cheios de significado

Cidadania italiana: quais sobrenomes podem ter direito?

  1. Amato;
  2. Angelis;
  3. Barbieri;
  4. Bernardi;
  5. Bianchi;
  6. Carbone;
  7. Caruso;
  8. Cattaneo;
  9. Ceccon;
  10. Conti;
  11. Colombo;
  12. Coppolla;
  13. D’Angelo;
  14. Dalla;
  15. Esposito;
  16. Fabbri;
  17. Ferrari;
  18. Ferraro;
  19. Fontana;
  20. Gallo;
  21. Giordano;
  22. Giorgi;
  23. Grasso;
  24. Lombardi;
  25. Leone;
  26. Mancini;
  27. Marino;
  28. Morelli;
  29. Pagani;
  30. Ricci;
  31. Rizzi;
  32. Rizzo;
  33. Romano;
  34. Rossi;
  35. Russo;
  36. Spina;
  37. Spinelli;
  38. Valentini;
  39. Volpato;
  40. Zanatta.

Leia mais: 10 tipos de restaurante que você vai encontrar na Itália

Como ter direito à cidadania italiana pelo sobrenome?

Antes de mais nada, o sobrenome é um ponto sugestivo de que você pode ter direito à cidadania italiana. Porém, não é suficiente. Uma vez que é preciso provar a sua descendência, o que deve ser feito montando uma árvore genealógica.

Então, para isso, busque informações sobre todos seus parentes. Por exemplo, avós, bisavós, trisavós e assim sucessivamente. Não importa o grau de parentesco, basta ter alguma linhagem familiar, seja materna ou paterna.

Assim, nesta etapa, você deve conseguir os documentos do antepassado para comprovar sua naturalidade italiana. Logo, é preciso adquirir as certidões de nascimento, casamento e óbito (se aplicável).

Além disso, é importante ressaltar que você também deve ter em mãos a Certidão Negativa de Naturalização, que mostra que a pessoa não se naturalizou brasileira, abrindo mão da sua cidadania italiana.

Depois de conseguir todos os documentos, você deve solicitar a cidadania italiana em algum consulado no Brasil, que pode ser no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, entre outros.

Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando através de outros conteúdos como este aqui no Brazil Greece!

  • Rachel Luz

    Sou uma redatora apaixonada e dedicada, especializada em criar conteúdos envolventes para blogs de diversos nichos. Com uma formação em Comunicação Social, tenho um talento especial para contar histórias que capturam a atenção do leitor. Eu acredito firmemente no poder das palavras para informar, inspirar e provocar mudanças. Ao longo de minha carreira, colaborei com várias publicações online, escrevendo sobre temas que vão desde saúde e bem-estar até tecnologia e inovação. No meu tempo livre, gosto de explorar novos hobbies e de me manter atualizada sobre as últimas tendências do mundo digital.

RECENTES

Receita da sobremesa que conquista mais que aquele sonho de padaria

Receita da sobremesa que conquista mais que aquele sonho de padaria

Em muitas cidades brasileiras, especialmente no interior, é comum encontrar padarias que servem sonhos recheados com creme ou doce de leite, geralmente cobertos com uma generosa camada de açúcar de confeiteiro. Não dá para negar, não é à toa que esse doce recebe o...

Novas regras para entrar na Espanha podem afetar sua viagem; confira

Novas regras para entrar na Espanha podem afetar sua viagem; confira

Com praias de águas cristalinas, boa comida e preços acessíveis, a Espanha segue como um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e europeus. Mas quem pretende embarcar para o país nos próximos meses precisa ficar atento: a partir de 12 de outubro de...

Não vá à Grécia sem antes saber dessas 9 coisas, diz grego

Não vá à Grécia sem antes saber dessas 9 coisas, diz grego

A Grécia é um dos destinos mais amados do mundo. Sol, mar, monumentos antigos e hospitalidade são apenas alguns dos motivos que a tornam especial. No entanto, existem algumas coisas que é interessante você saber antes de viajar, para evitar surpresas desagradáveis e...

Você coloca a sua cama no lugar certo do quarto? Feng Shui mostra qual é

Você coloca a sua cama no lugar certo do quarto? Feng Shui mostra qual é

A forma como organizamos nosso quarto pode influenciar diretamente nosso bem-estar, sono e até os relacionamentos. Segundo os princípios do Feng Shui, alguns erros na disposição da cama podem interferir na energia do espaço, trazendo sensação de insegurança, cansaço e...

O seu pet precisa de roupinhas de frio? Veja o que dizem os veterinários

O seu pet precisa de roupinhas de frio? Veja o que dizem os veterinários

Quem tem pet sabe que o cuidado vai muito além da alimentação e da saúde. Donos de cães e gatos estão sempre atentos ao bem-estar dos seus companheiros, e uma dúvida comum surge quando o frio chega: será que os pets precisam usar roupinhas? A cena é cada vez mais...

6 coisas que te farão incluir a cúrcuma hoje mesmo na sua alimentação

6 coisas que te farão incluir a cúrcuma hoje mesmo na sua alimentação

Você já ouviu falar da cúrcuma? Talvez conheça esse tempero pelo nome de açafrão-da-terra. No Brasil, ela é bastante usada na culinária, principalmente para dar cor e sabor a pratos como arroz, frango e molhos. Mas o que muita gente não sabe é que, além de ser...

0 comentários