Vá para a Grécia! Veja 10 dicas para aprender GREGO no seu dia a dia!

Embora seja um idioma completo, com algumas dicas simples, dá para aprender grego no dia a dia, ainda que o mais básico

A gente sabe que nem sempre é fácil aprender um novo idioma. Porém, se você viaja ou até se muda para outro país, é obrigatório aprender pelo menos o básico. É o caso da Grécia, por exemplo, cujo alfabeto parece desafiador a princípio. Porém, com algumas dicas, dá para aprender grego no seu dia a dia mesmo.

O idioma grego tem, pelo menos, três mil anos de História. Por isso, é considerado o pai das línguas latinas, com derivação do semítico, trazido pelos mercadores fenícios. A influência do grego sobre as demais línguas latinas é imensurável, com marcas inclusive no português.

Embora o alfabeto assuste um pouco, há maneiras de aprender o grego com algumas dicas simples, mesmo que seja apenas o básico.

Que tal aprender grego no dia a dia? Confira nossas dicas!

Observe as placas de trânsito

O primeiro passo para aprender o alfabeto grego é dar uma estudadinha nas letras. A partir daí, comece a observar as placas de trânsito com o objetivo de reconhecê-las. Consequentemente, vai treinar o que aprendeu.

Estude as palavras repetidas

Uma das dicas de ouro para aprender grego é ouvir, atentamente, as palavras que mais se repetem nos diálogos. Anote, procure se lembrar delas e, depois, confira o significado. Passe a usar você também a palavra para ir ampliando seu vocabulário.

Aprenda gramática básica

Não tem jeito, você precisa saber o básico para começar, sobretudo a gramática. Antes mesmo de partir para o vocabulário, é interessante saber regras gramaticais básicas para saber como aplicar as palavras e frases.

Identifique palavras semelhantes ao português

Como dissemos acima, o grego teve influência marcante nas línguas latinas, inclusive a portuguesa. Por exemplo:

  • antídoto
  • cirurgia
  • eutanásia
  • agromancia

Logo, há palavras semelhantes nas duas línguas e, por isso, fica mais fácil absorver o significado pela proximidade.

Leia as legendas

Uma técnica que funciona em outras línguas e é uma dica de ouro para aprender grego. Enquanto estiver assistindo a um filme, coloque a versão dublada, porém, com legendas em grego. Assim, você vai identificando o significado das palavras gradualmente.

Tenha sempre uma “palavra do dia”

Escolha um vocábulo para ser sua palavra do dia. Em outras palavras, anote no papel e pregue em um local de forma que você a veja com frequência. Sempre que lê-lo, pratique a pronúncia e como pode ser inserido em uma frase.

Ouça música

Mais uma dica para aprender grego que, na verdade, se aplica a todos os idiomas. A música reflete a cultura do país, por isso, traz em sua letra gírias, expressões e frases típicas do local. Sem falar na prática do listening e speaking.

Converse com os locais

Tem forma melhor de aprender grego do que conversando… com os gregos? Além de interagir com a comunidade, você aprende a língua na sua forma mais pura. Troque uma ideia na padaria, nas lojas e no ônibus para aprender gramática, pronúncia e vocabulário.

Ouça as pessoas pronunciando o alfabeto

Essa é uma tática muito importante para garantir que as pessoas te entendam enquanto fala com elas. Ainda que o alfabeto seja muito fonético, é necessário aprender a pronunciar suas letras para entender e se fizer entender enquanto as expressa.

Escreva!

Por fim, mas não menos importante, escreva! Quando for a vilas do interior, você vai perceber que é muito raro alguém falar inglês, principalmente entre as pessoas mais velhas. Isso é um desafio e tanto em tarefas aparentemente simples, como fazer compras.

Comece a praticar escrevendo coisas básicas, como lista de compras e orientações. Escrever é ótimo para gravar as palavras na memória.

Ok, ainda que o idioma seja complexo, nossas dez dicas de como aprender grego podem, sim, ajudar a se virar no seu dia a dia. Mas, não deixe de procurar uma escola de idiomas e até verificar como aprender grego online e de forma gratuita.

Gostou deste artigo? Então confira o site Brazil Greece para ter acesso a muito mais informação!

 

você pode gostar também