Você assistiu à premiação do Oscar? Não? Mesmo que não seja um fã do cinema, com certeza viu alguma notícia a respeito do Oscar 2024. Essa cerimônia, uma das mais prestigiadas premiações do cinema, envolve não apenas o reconhecimento artístico, mas também regras específicas que os vencedores devem seguir. Por isso, aqui vamos te contar uma regra do Oscar com a qual os ganhadores do prêmio têm que concordar. Será que você concordaria também? Confira a seguir.
Como surgiu o Oscar?
Nesta semana tivemos mais uma edição do tão esperado Oscar. Mas, de onde ele surgiu? Bem, a sua história remonta ao ano de 1927, quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi fundada. A ideia por trás dessa organização era promover a excelência no cinema e unir os profissionais da indústria em uma única entidade.
Então, no ano seguinte, em 1928, aconteceu a primeira cerimônia de premiação. Porém, naquela época, o evento foi uma celebração modesta, com apenas 270 convidados presentes. Mas isso já foi o suficiente para encabeçar o sucesso da cerimônia. A estatueta dourada, que se tornou o símbolo máximo do prêmio, foi criada pelo escultor George Stanley.
O prêmio representa um cavaleiro segurando uma espada, em pé sobre um rolo de filme. Além disso, aescolha desse design foi feita pelo diretor de arte Cedric Gibbons, um dos membros fundadores da Academia.
Não é nenhuma novidade que, ao longo dos anos, o Oscar tenha se tornado uma das premiações mais prestigiadas do mundo do cinema. A transmissão da cerimônia acontece para milhões de telespectadores ao redor do globo. E, corre o reconhecimento dos vencedores como os melhores em suas respectivas categorias.
Inclusive, atualmente, ele tem diversas categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, entre outras. Por fim, a premiação final acontece com os votos dos membros da Academia, que são profissionais da indústria cinematográfica.
Leia mais: O filme do cineasta grego que roubou a cena no Oscar 2024
A regra do Oscar que os vencedores têm que concordar
De acordo com a Academy of Motion Picture Arts and Sciences, a instituição responsável pelo Oscar, os vencedores dos prêmios precisam assinar um acordo antes de receberem a estatueta. A academia tem a sua regulamentação.
Mas, que acordo é esse?
Bem, este acordo inclui uma regra muito importante: caso um vencedor queira vender sua estatueta, ele deve primeiro oferecê-la de volta à Academia por um dólar simbólico. Assim, isso assegura que o prêmio permaneça um símbolo de reconhecimento artístico, ao invés de se tornar um item comercial.
Agora, você pode se perguntar: por que alguém iria querer vender um dos prêmios mais cobiçados do mundo? Na verdade, as chances são raras. Porém, não é incomum que a gente veja pessoas de sucesso que faliram após alguns anos.
Então, vamos supor que, diante dessa situação, o vencedor do Oscar precisasse de dinheiro e tentasse vener a estatueta.
Não parece tão impossível, certo?
De qualquer forma, a regra é clara. Inclusive, nas palavras da Academia:
Os vencedores dos prêmios não deverão vender ou de outra forma dispor da estatueta do Oscar, nem permitir que ela seja vendida ou alienada por força da lei, sem primeiro oferecer-se para vendê-la à Academia pela quantia de US$ 1,00.
Leia mais: De onde vem o costume do tapete vermelho no Oscar? Você nem imagina
O Oscar de 2024
Por fim, caso você não tenha assistido, a cerimônia do Oscar de 2024, aconteceu no Dolby Theatre, em Hollywood. Além disso, homenageou filmes lançados em 2023, premiando talentos em diversas categorias, como melhor ator, melhor atriz, melhor filme, entre outras.
Assim, durante a 96ª cerimônia do Oscar, vimos diversas estrelas subindo ao palco para receber seus prêmios. Entre esses astros estavam Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Emma Stone e Da’Vine Joy Randolph.
Diante de tantas premiações, a existência desse acordo demonstra o compromisso da Academia em preservar o valor simbólico e a integridade do Oscar como uma premiação focada no mérito artístico e na excelência no campo do cinema.
0 comentários