Brazil Greece

»

»

Você sabia que o vinho do Porto NÃO é de onde você sempre imaginou? Confira!

| Em 14/02/2024 às 19:49

O vinho do Porto é famoso porque leva o nome de uma cidade, localizada em Portugal. Esse produto é tão amado que tem duas datas especiais ao longo do ano — O Dia Internacional do Vinho do Porto — que se celebra nos dias 27 de janeiro e 10 de setembro. No entanto, esse vinho não é produzido na cidade que lhe originou o nome. Ficou curioso? Assim, veja a seguir essas e outras curiosidades acerca da história dessa bebida.

Uma das características mais marcantes do Vinho do Porto é a adição de aguardente vínica durante o processo de vinificação. Isso interrompe a fermentação e preserva o açúcar natural das uvas, resultando em um vinho doce e com teor alcoólico mais elevado.

LEIA MAIS: O que acontece se você tomar vinho todos os dias? O vinho tinto é saudável?

Qual é origem do Vinho do Porto?

A produção do vinho do Porto ocorre a cerca de 100 km ao leste da cidade, em uma região que acolhe cidades como São João da Pesqueira, Lamego, Régua e Pinhão, conhecida como Região Demarcada do Douro.

O local é uma área produtora de vinho há mais de um milênio; reconheceram-na oficialmente como tal em 1756 durante a monarquia portuguesa. Além disso, parte do local tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001. As uvas do vinho do Porto produzem vinhos superiores devido à alta altitude da região, clima frio e solo fértil. São mais de 250 mil hectares de terra que se separa entre montanhas e campos no Porto, em Portugal.

LEIA MAIS: Conheça as 7 melhores vinícolas de Portugal para não perder tempo

Mas por que esse nome?

O Porto é uma importante cidade portuária que detém um grande volume de comércio internacional. Isto levou os produtores a deslocarem o seu vinho pelo Porto depois de o envelhecerem na Região Demarcada do Douro, que é montanhosa e de difícil acesso direto. Desta forma, os produtores conseguiram vender o seu vinho por toda a Europa e os clientes passaram a chamar a bebida de vinho do Porto.

Curiosidades adicionais

Confira mais algumas curiosidades associadas a história desse vinho:

  • A região do Douro é a região de vinícola mais antiga do mundo e inaugurou-se por volta de 1756;
  • Sua comercialização é estritamente controlada;
  • Existem 5 tipos de Vinhos do Porto diferentes conforme o tipo de envelhecimento e produção, são eles: Vinho do Porto Ruby;  Tawny; Branco;  LVB (Late Bottled Vintage); Vintage

LEIA MAIS: Café e Vinho: mitos nos quais você sempre acreditou; mas não são verdade!

Variedades de uvas

Assim, o Vinho do Porto é tradicionalmente produzido a partir de uma mistura de diferentes variedades de uvas, sendo as mais comuns a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca e Tinto Cão para os vinhos tintos, e a Malvasia Fina, Rabigato, Viosinho e Gouveio para os vinhos brancos.

Aqui estão alguns dos vinhos do Porto mais renomados e tradicionais

Origem do Vinho do Porto

Taylor’s Port

Uma das mais antigas casas de vinho do Porto, conhecida por seus Portos Vintage excepcionais e sua variedade de alta qualidade.

Fonseca Porto

Também, reconhecida por seus Portos Vintage e Late Bottled Vintage (LBV), a Fonseca é uma das casas mais respeitadas no mundo do vinho do Porto.

Sandeman Porto

Uma marca icônica, famosa por seu logotipo distintivo e por produzir uma variedade de estilos de Porto de alta qualidade.

Graham’s Port

Conhecida por seus Portos Vintage excepcionais, bem como por sua extensa gama, que inclui Tawny, Ruby e Late Bottled Vintage.

Croft Port

Reconhecida por seus Portos Vintage e Tawnies envelhecidos em madeira, a Croft é uma das casas mais antigas de vinho do Porto, com uma história que remonta a mais de 430 anos.

Niepoort Port

Uma casa de vinho-boutique conhecida por sua abordagem inovadora e pela produção de Portos de alta qualidade, incluindo vinhos Vintage, Colheita e Tawny.

Warre’s Port

Uma das mais antigas casas de vinho do Porto, conhecida por seus Portos Vintage excepcionais e por sua reputação de qualidade e tradição.

Dow’s Port

Reconhecida por seus Portos Vintage e Tawnies de alta qualidade, a Dow’s é uma das casas mais respeitadas e tradicionais.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Júlia de Almeida

    Julia é uma redatora de conteúdo criativa e versátil, com mais de cinco anos de experiência em escrita para blogs. Ela tem uma habilidade única para adaptar seu estilo de escrita a diferentes públicos e temas. Ela é especialista em criar artigos detalhados e bem pesquisados, garantindo que cada peça seja informativa e atraente. Seu portfólio inclui trabalhos em áreas como moda, viagens, cultura e estilo de vida. Além de escrever, Julia é apaixonada por fotografia e adora integrar suas fotos em seus trabalhos para tornar cada postagem ainda mais especial.

Tags: bebidas | vinhos

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Pin It on Pinterest