O vinho é uma bebida famosa mundialmente. Suas diferentes garrafas e estilos fazem do vinho, além de uma bebida, uma grande curiosidade. Por isso, desperta muito não apenas apreciadores, como também curiosos. Por isso, existe uma dúvida muito pertinente no que tange às garrafas de vinho: por que as garrafas de vinho tem 750 ml, enquanto garrafas de outras bebidas é possível encontrar de 1 litro? Para matar essa curiosidade, confira o artigo na íntegra!
LEIA MAIS: Vinhos Gregos: Descubra As Variedades Mais Antigas Da Europa!
Por que as Garrafas de Vinho possuem 750 ml?
Você conhece o mais antigo sistema imperial inglês? Bom, a resposta para essa dúvida tão famosa tem a ver com o sistema métrico de unidades. Ainda no século XIX, o Reino Unido era o maior e principal importador de vinhos franceses.
Porém, diferentemente do país exportador, os ingleses utilizavam o galão como unidade de medida, e este era equivalente a 4.546 litros. Com o passar do tempo, e para atender mais consumidores, os franceses passaram a adotar o padrão de garrafas.
Sendo assim, passaram a ser fabricadas as garrafas, que eram enviadas em seis, de 750ml, por cada caixa, que totalizava o valor do galão. Isso se mantém até os dias de hoje e por isso encontramos no supermercado a maioria significativa de vinhos de 750 ml.
Atualmente, é possível encontrar mais tamanhos a venda, sendo encontrados garrafas específicas de 1,5 L, 3 L e até mesmo 12 L.
Outras curiosidades sobre os vinhos
Você sabia que além de saboroso, o vinho também pode ser benéfico à saúde? Existem inúmeras pesquisas sobre o efeito dessa bebida no organismo. As principais vantagens incluem a diminuição do risco de doenças cardíacas, prevenção de diabete e Alzheimer, assim como outras doenças neurológicas.
Uma das justificativas para isso é a alta quantidade de resveratrol nos vinhos tintos, que faz que esses sejam uma rica fonte de antioxidante, o que contribui para postergar o processo de envelhecimento.
LEIA MAIS: 3 Vinhos bons e baratinhos para tornar o seu dia mais que ESPECIAL!
Gostou desse conteúdo? Acesse o Brazil Greece e confira inúmeros outros artigos interessantes para você!
0 comentários