Brazil Greece

»

»

De onde veio a Árvore de Natal?

| Em 04/12/2023 às 12:17

O Natal está se aproximando, e todas as lojas e centros comerciais já começaram a decorar. Enquanto isso, em casa, as crianças estão esperando a chegada do papai noel com as renas para deixar os presentes embaixo de árvore de Natal.

Mas, você sabia como começou esse costume que, até hoje, encanta os corações de crianças e adultos? Bem, vamos fazer uma viagem até o século XIV, quando o cristianismo florescia no Império Bizantino. Vamos dar um passeio pelas origens, desde o florescimento do cristianismo no Império Bizantino até os dias atuais.

A árvore de Natal em Império Bizantino (século XIV)

Na época bizantina, as pessoas decoravam árvores nos pátios de suas casas com presentes para os pobres transeuntes. Este costume começou a ganhar forma, mas foi posteriormente transferido para o norte da Europa após a queda de Constantinopla. Os bávaros reintroduziram a prática em 1830.

Leia mais: Conheça a histórica cidade vermelha com a melhor comida da Itália

Alemanha (séculos XV-XVI)

Em 1419, uma guilda em Freiburg ergueu uma árvore decorada com maçãs, hóstias de massa de farinha, fios de prata e pão de mel. Nos “Paradise Plays” que eram realizados para celebrar o dia da festa de Adão e Eva, que coincidia com a Véspera de Natal, uma árvore do conhecimento era representada por um abeto sempre-verde com maçãs amarradas aos seus galhos. Essa é a versão mais prevalente.

Inglaterra e América do Norte (século XIX)

No início do século XIX, introduziu-se a tradição da árvore de Natal na Inglaterra, posteriormente difundida nos Estados Unidos. O príncipe alemão Albert, marido da rainha Vitória, popularizou a árvore decorada com biscoitos e velas. Colonos alemães também introduziram as árvores de Natal na América do Norte no século XVII.

A Inovação de Thomas Edison (1882)

Em 22 de dezembro de 1882, Thomas Edison iluminou a primeira árvore de Natal elétrica em Nova York, substituindo velas por lâmpadas elétricas, uma inovação que marcou uma virada na tradição.

Espalhando-se pelo mundo (séculos XIX-XX)

A tradição se espalhou por toda a Europa, tornando-se especialmente popular na Áustria, Suíça, Polônia e Holanda. Durante o século XIX e XX, missionários americanos levaram as árvores de Natal para a China e o Japão, onde as decorações se tornaram elaboradas.

Leia maisQual é a data certa para montar e desmontar sua árvore de natal?

A Árvore de Natal Moderna (Século XXI)

Por fim, hoje a versão mais comum de árvore de Natal é a coberta de neve, enfeitada com bolas e culminando com uma estrela no topo. O comércio globalizou a presença de árvores de Natal em regiões não cristãs. No entanto, hoje existem muitas ideias para fazer essa arvore festiva e pessoas que são criativos, estão criando arvore de Natal com garrafas de Heineken ou livros e muitos mais ideias.

  • Konstantinos P.

    Grego, morou na Grécia por quase toda a sua vida e em Londres por 3 anos. Trabalhou como Bar Manager, Bartender e Barista em Londres e na Grécia. Além de ter trabalhado nas melhores cozinhas e bares de Londres e da Grécia. Participou de renomados cursos na área e compartilhou o seu conhecimento com seus alunos pela Europa. Por ser apaixonado pelo seu país, encontrou por meio da escrita uma forma de compartilhar com os brasileiros o seu conhecimento sobre viagens, história, cultura, mitologia grega e culinária geral, trazendo o melhor da Grécia para vocês.

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários