O Natal está se aproximando, e todas as lojas e centros comerciais já começaram a decorar. Enquanto isso, em casa, as crianças estão esperando a chegada do papai noel com as renas para deixar os presentes embaixo de árvore de Natal.
Mas, você sabia como começou esse costume que, até hoje, encanta os corações de crianças e adultos? Bem, vamos fazer uma viagem até o século XIV, quando o cristianismo florescia no Império Bizantino. Vamos dar um passeio pelas origens, desde o florescimento do cristianismo no Império Bizantino até os dias atuais.
A árvore de Natal em Império Bizantino (século XIV)
Na época bizantina, as pessoas decoravam árvores nos pátios de suas casas com presentes para os pobres transeuntes. Este costume começou a ganhar forma, mas foi posteriormente transferido para o norte da Europa após a queda de Constantinopla. Os bávaros reintroduziram a prática em 1830.
Leia mais: Conheça a histórica cidade vermelha com a melhor comida da Itália
Alemanha (séculos XV-XVI)
Em 1419, uma guilda em Freiburg ergueu uma árvore decorada com maçãs, hóstias de massa de farinha, fios de prata e pão de mel. Nos “Paradise Plays” que eram realizados para celebrar o dia da festa de Adão e Eva, que coincidia com a Véspera de Natal, uma árvore do conhecimento era representada por um abeto sempre-verde com maçãs amarradas aos seus galhos. Essa é a versão mais prevalente.
Inglaterra e América do Norte (século XIX)
No início do século XIX, introduziu-se a tradição da árvore de Natal na Inglaterra, posteriormente difundida nos Estados Unidos. O príncipe alemão Albert, marido da rainha Vitória, popularizou a árvore decorada com biscoitos e velas. Colonos alemães também introduziram as árvores de Natal na América do Norte no século XVII.
A Inovação de Thomas Edison (1882)
Em 22 de dezembro de 1882, Thomas Edison iluminou a primeira árvore de Natal elétrica em Nova York, substituindo velas por lâmpadas elétricas, uma inovação que marcou uma virada na tradição.
Espalhando-se pelo mundo (séculos XIX-XX)
A tradição se espalhou por toda a Europa, tornando-se especialmente popular na Áustria, Suíça, Polônia e Holanda. Durante o século XIX e XX, missionários americanos levaram as árvores de Natal para a China e o Japão, onde as decorações se tornaram elaboradas.
Leia mais: Qual é a data certa para montar e desmontar sua árvore de natal?
A Árvore de Natal Moderna (Século XXI)
Por fim, hoje a versão mais comum de árvore de Natal é a coberta de neve, enfeitada com bolas e culminando com uma estrela no topo. O comércio globalizou a presença de árvores de Natal em regiões não cristãs. No entanto, hoje existem muitas ideias para fazer essa arvore festiva e pessoas que são criativos, estão criando arvore de Natal com garrafas de Heineken ou livros e muitos mais ideias.
0 comentários