CuriosidadesNotícias

Passar no sinal amarelo pode gerar multa? Descubra!

Passar no sinal amarelo pode gerar multa? Descubra!
By     -   On

Ao tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o condutor precisa arcar com diversas responsabilidades, principalmente aquelas voltadas às leis de trânsito. Visto que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é responsável por definir as infrações existentes. Dentre essas infrações, os condutores possuem dúvidas em relação à existência ou não de multa ao avançar o sinal amarelo. Abaixo você confere todas as regras sobre essa sinalização do semáforo.

LEIA MAIS: Dirigir descalço ou de chinelo? 3 erros bobos e comuns que dão multa no Brasil!

  • Regras sobre o sinal amarelo

Primeiro vale ressaltar que ao obter a CNH, o motorista passa por diversos processos de preparação que lhe permitirão dirigir respeitando as leis e normas do CTB, onde são mencionadas todas as leis de trânsito. Ao parar em um semáforo, o motorista deve observar a luz que o equipamento indica. Isso porque, se o semáforo estiver verde, é sinal para continuar dirigindo.

No entanto, se o semáforo estiver amarelo, o condutor deve redobrar a atenção, enquanto o vermelho significa que o motorista deve parar imediatamente. Portanto, é aconselhável reduzir a velocidade do veículo que já está no amarelo, para que você possa parar assim que o semáforo mudar.

  • Existe multa por avançar o sinal amarelo?

Os motoristas que ultrapassam o sinal amarelo não são multados porque não há nada no código de trânsito do Brasil que diga que é ilegal os motoristas ultrapassarem o sinal amarelo. Então, cabe ao motorista redobrar a atenção e diminuir a velocidade do seu veículo.

  • Mas e o sinal vermelho?

Sabendo que não há penalidade para luz amarela, cabe dizer que ultrapassar com a luz vermelha é considerado, sim, uma infração. Isto é, durante o processo para conclusão do curso de direção que dá direito a CNH, o motorista é ensinado que precisa parar no sinal vermelho. E caso ocorra o desrespeito desta lei o motorista pode ser multado no valor de R$ 293,47.

LEIA MAIS: Nova lei de trânsito gera infração grave e preocupa muitos motoristas com multa!

  • De onde surgiu a cor amarela?

O amarelo surgiu devido à extinção da cor branca no semáforo. A cor amarela foi escolhida, pois é bem diferente das outras duas cores, verde e vermelho, e consegue passar uma sensação mais imediata a quem estiver na direção do veículo.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.