Nova lei de trânsito gera infração grave e preocupa muitos motoristas com multa!
Não são todos os condutores que estão por dentro da lei que o CONTRAN estabeleceu em junho deste ano. Saiba mais detalhes!
Leis de trânsito regulamentam os veículos e o trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). No entanto, quando surge uma nova lei de trânsito, isso pode prejudicar alguns que ainda não a conhecem. Por exemplo, esse é o caso do conhecido insulfilm (película que escurece os vidros dos carros) que é popular no Brasil. Porém, apesar de ser popular, as regras de instalação e uso mudaram este ano.
Nova lei de trânsito prevista pelo CONTRAN
A nova lei entrou em vigor em junho deste ano e tem como base a Resolução do CONTRAN 960/2022. Essa lei aumenta a transmissão de luz do para-brisa e dos vidros laterais dianteiros de 75% para 70% com películas coloridas e transparentes. Portanto, a lei permite que o insulfilm fique um pouco mais escuro.
Para os vidros que não interferem na visão do motorista, a transmissão da luz é mantida em 28%, como é o caso dos vidros laterais traseiros. Além disso, para veículos sem retrovisor direito, o vidro de segurança traseiro deve ter um percentual de pelo menos 70%, o que é raro nos carros atuais.
LEIA MAIS: Alguns Brasileiros Têm Direito A Receber R$ 2.106,08 – Veja Se Você Também!
Qual a mudança que preocupa os motoristas? Qual insufilm não pode usar?
Porém, o que mais preocupa os motoristas e que pode gerar multa por infração grave é o fato de que após alguns anos o insufilm tende a criar bolhas na região dos pára-brisas e dos vidros dianteiros laterais. Acontece que essas áreas são importantes para a visibilidade dos motoristas.
Mas, muitos motoristas não fazem a troca da película quando isso ocorre e isso pode gerar acidentes.
Outro ponto importante é que a resolução destaca a respeito das películas que não têm chancela do instalador ou que não tenham boa legibilidade.
Qual é o valor da multa por infringir essa nova lei?
Os motoristas que descumprirem as novas leis de trânsito do CONTRAN constituirão em uma infração grave e serão multados em 195,23 reais. Além disso, as infrações também podem resultar na perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Se as regras não forem seguidas, o veículo será apreendido até que as condições se normalizem. Por isso, é necessário conhecer as leis de trânsito vigentes para evitar maiores transtornos. É importante lembrar que veículos com janelas de teto ou blindagem não são afetados por esse problema.
LEIA MAIS: Receita Devolverá R$ 880 Milhões; Veja Aqui Se Você Também Irá Receber!
Vantagens de ter uma película no carro
Ter a película no carro é uma ótima ferramenta para trazer mais personalidade e segurança ao seu veículo. Ela também oferece outro benefício muito importante, já que protege quase 100% dos raios UV.
Além disso, o filme é um excelente protetor em acidentes com impacto direto. Isso ocorre porque a película se torna uma camada protetora para o vidro, já que fica mais resistente e reduz a projeção de estilhaços em caso de quebra.
Gostou de ficar por dentro desse tipo de conteúdo? Então não deixe de navegar pelo site Brazil Greece e conferir mais artigos informativos e curiosos sobre diversos assuntos!
Comentários estão fechados.