Você sabe qual era o preço das passagens de um avião supersônico?

O avião Concorde é um avião supersônico que já transportou passageiros. Foi construído na década de 1960 após uma colaboração entre o Reino Unido e a França.

Este avião tem asas em forma de delta que o ajudam a desenvolver velocidade supersônica.

A única foto do Avião Concorde em voo

Foi em abril de 1985 quando o famoso avião Concorde voou pela primeira vez em velocidade supersônica.

A única fotografia deste avião voando a Max 2, ou seja, 1350 mph, foi tirada por um caça Tornado da RAF, que encontrou o Concorde no ar sobre a Irlanda.

Embora a velocidade do caça superasse a do Concorde, ele só conseguiu manter essa velocidade por alguns minutos devido ao consumo excessivo de combustível.

Então, depois que o avião acelerou incrivelmente para alcançar o Concorde, ele permaneceu por apenas quatro minutos e depois se afastou, enquanto o Concorde continuou a voar na mesma velocidade para o Aeroporto JFK em Nova York.

Quanto custava uma passagem no Concorde?

No entanto, essa velocidade por muito tempo estava longe de ser barata, pois um voo transatlântico do Concorde exigia alta manutenção. Basta pensar que ele estava gastando uma tonelada de combustível por assento e o preço médio de ida e volta era de US $ 12.000.

Por que o Concorde foi aposentado?

Το Κονκόρντ λίγο πριν αναχωρήσει από το αεροδρόμιο όπου τυλίχθηκε στις φλόγες και συνέβη το μοιραίο ατύχημα το 2000

Infelizmente, o ponto de virada para a aposentadoria do Concorde foi, sem dúvida, o acidente de 2000, que matou 100 passageiros e 9 tripulantes, além de 4 pessoas no solo. O avião pegou fogo quase imediatamente após a decolagem.

Finalmente, Concorde foi aposentado permanentemente em 26 de novembro de 2003.

Diz-se ter desembarcado na Grécia várias vezes. Aliás, em 1992 chegou a Atenas para receber a chama olímpica de Barcelona.

LEIA MAIS:

Onde você pode ver Concorde hoje?

EUA

Hoje, 3 dos 20 Concordes construídos adornam vários museus nos EUA. Dois British Airways Concordes estão em exibição nos EUA, um no Intrepid Sea Air and Space Museum em Nova York e outro no Museum of Flight em Seattle.

Enquanto o modelo F-BVFA aposentado pela Air France está localizado no Air and Space Museum Parkway
Chantilly, Virgínia.

Grã Bretanha

Avião Concorde no Reino Unido.
O protótipo britânico Concorde em Somerset.

Há seis espalhados pelo Reino Unido. O protótipo britânico Concorde G-BSST pode ser encontrado no Royal Naval Air Museum em Yeovilton, Somerset. Está lá desde 1976.

O Concorde G-AXDN pode ser visto no Imperial War Museum em Duxford, que está aberto diariamente para visitas. Uma aeronave Concorde G-BBDG está em exibição no Brooklands Museum em Weybridge, Surrey.

O Museu Nacional da Escócia em East Fortune exibe o modelo Concorde G-BOAA da British Airways.

Em Manchester, você pode ir até o Runway Visitor Park ao lado do aeroporto, onde você pode visitar o Concorde G-BOAC.

O G-BOAF foi o último Concorde construído no mundo e está em exibição no Museu Aeroespacial de Bristol, localizado no antigo Aeroporto Filton.

França

Avião concorde na França.

A França construiu e colocou no ar o primeiro Concorde, registrado como F-WTSS. Você pode visitá-lo no Musée de l’air et de l’espace (Museu do Ar e do Espaço) perto de Le Bourget, em Paris.

O Air France Concorde F-BTSD também fica no mesmo local. F-WTSA, fica no Musée Delta, perto do Aeroporto de Orly, em Paris.

A Aeroscopia em Toulouse também tem dois Concorde’s em exposição. Um é o F-WTSB, uma aeronave de teste de produção e o outro é o Air France Concorde F-BVFC.

Por fim, o Air France Concorde F-BVFF está em exibição no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Você pode vê-lo ao entrar e sair do aeroporto de carro.

Alemanha

Avião Concorde na Alemanha.
O Concorde francês e soviético em Sinsheim, Alemanha.

O Technik Museum Sinsheim na Alemanha exibe Air France Concorde F-BVFB. Também em exibição neste museu está um ‘Soviet Concorde’, o concorrente Tupolev Tu-144. O primeiro transporte supersônico soviético Tupolev Tu-144 (SST), que fez seu primeiro voo supersônico em junho de 1969.

Por fim, Sinsheim é o único lugar no mundo onde as duas aeronaves supersônicas estão em exibição.

Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

você pode gostar também