Nos últimos meses, as plataformas e tecnologias que utilizam inteligência artificial se tornaram ainda mais populares. Entre elas, há o ChatGPT, lançado pela OpenAI em novembro de 2022. Ele trouxe uma série de mudanças na forma como as pessoas utilizam a internet. Especialmente os buscadores.
Assim, seguindo o mercado e os avanços no aprendizado das máquinas, a Google lançou o Bard. Ele se trata de um chatbot que promete ser ainda mais completo que o GPT.
O que o Bard traz de novo?
Uma das maiores limitações do ChatGPT é de que ele só consegue coletar informações de até 2021, o que pode gerar algumas inconsistências pesquisas mais recentes. Já o Bard consegue acessar dados atualizados e em tempo real, seja de notícias, sugestões de eventos, etc. Além disso, outra ferramenta que chama bastante atenção é a possibilidade de enviar imagens no chat.
Ou seja, é possível fazer o upload de uma foto e utilizá-la para buscar outras informações, como o print de uma notícia ou uma peça de roupa que deseja encontrar. Ademais, ele pode ser utilizado para explicar códigos de programação de forma mais humanizada, o que pode ser uma mão na roda para quem ainda está aprendendo.
Isso tudo é possível através da LaMDA, o modelo de linguagem que já estava presente no ecossistema do Google. Ainda assim, é importante ter em mente que o Bard só pode ser utilizado por maiores de idade e não possui suporte em menos idiomas que o ChatGPT. Ainda assim, conta com plugins e extensões bem interessantes e poderão ser atualizadas pela comunidade.
LEIA MAIS: Inteligência artificial decifra a língua mais antiga do mundo e surpreende
Qual dos dois escolher?
No geral, o Bard parece ser a melhor opção para quem utiliza a plataforma de mais casual, sobretudo para aqueles que buscam informações mais atualizadas. Por outro lado, o ChatGPT conta com uma série de funcionalidades que ainda não estão presentes na plataforma do Google, mas que só podem ser acessadas em sua versão paga.
Gostou deste conteúdo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!
0 comentários