Notícias

Veja aqui 3 benefícios do INSS que você pode ter direito e quase ninguém sabe!

Veja aqui 3 benefícios do INSS que você pode ter direito e quase ninguém sabe!
By     -   On

Conhecer os seus direitos é uma maneira de tê-los preservados naqueles momentos em que você precisa. Por isso, neste artigo, nós vamos mostrar 3 benefícios do INSS que são desconhecidos por grande parte dos brasileiros para que você saiba quando pode acioná-los. Então, continue lendo esse texto até o final para conferir! Vamos lá!

3 benefícios do INSS que você desconhece

Antes de tudo, é importante que você saiba que, para ter direito aos benefícios do INSS, é preciso ser um segurado do órgão ou estar no período de carência.

Em suma, os segurados do INSS são pessoas físicas que trabalham ou não, podendo ou não possuir vínculo empregatício. Os principais exemplos de pessoas que têm direito aos benefícios do INSS são:

  • Contribuinte individual;
  • Empregado;
  • Trabalhador avulso;
  • Segurado obrigatório;
  • Segurado facultativo;
  • Segurado especial.

Agora, segue abaixo a lista com os 3 benefícios do INSS que você pode ter direito, mas não sabe. Veja!

Salário-maternidade em casos de aborto

O salário-maternidade é um benefício garantido pelo INSS para as mães que precisam se afastar das suas atividades devido ao nascimento do filho. No entanto, o que poucos sabem é que esse também é um direito em casos de aborto não criminoso, bem como de adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Contudo, para receber o benefício, a mulher deve ter sofrido o aborto até a 22ª semana de gestação. Quanto ao pagamento, geralmente, ele é feito proporcionalmente a duas semanas.

LEIA MAIS:

Auxílio-doença para cirurgia plástica

O auxílio-doença faz parte do grupo dos benefícios do INSS, o qual é oferecido em casos em que o segurado precisa se afastar das suas atividades por motivo de doença ou acidente por mais de 15 dias.

Entretanto, ele também pode ser disponibilizado em situações de cirurgia plástica, embora ela esteja ligada a questões estéticas. Todavia, para receber o benefício, o segurado deve comprovar que a sua saúde está comprometida e, por isso, ele precisa fazer a cirurgia.

Adicional de 25% na aposentadoria por invalidez

Por fim, os beneficiários da aposentadoria por invalidez também podem ter direito a um adicional de 25%, caso eles precisem da ajuda de terceiros (profissional contratado ou membro familiar) para realizar as suas atividades básicas. Veja abaixo quais são as principais situações que o INSS disponibiliza o adicional de 25%, de acordo com o Decreto nº 3.048/1999.

1 – Cegueira total.

2 – Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta.

3 – Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores.

4 – Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.

5 – Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível.

6 – Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível.

7 – Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social.

8 – Doença que exija permanência contínua no leito.

9 – Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Por fim, você já sabia que pode ter direito a esses benefícios?

 

Gostou deste artigo? Então confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.