Empréstimo Garantido para Beneficiários do CadÚnico já está disponível? Confira

Beneficiários do CadÚnico terão novas opções de empréstimo

Se você é beneficiário do Cadastro Único (CadÚnico), temos uma ótima notícia para você! Além dos benefícios assistenciais do Bolsa Família, em breve será possível aproveitar uma modalidade exclusiva de empréstimo.

Quem pode contratar os empréstimos exclusivos

Inicialmente, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que fazem parte do CadÚnico, serão os primeiros a ter acesso aos empréstimos especiais.

Essa alteração foi possível graças a uma recente Medida Provisória (MP) aprovada que trouxe mudanças tanto para os beneficiários do Bolsa Família, quanto para aqueles que têm acesso ao BPC.

LEIA MAIS: Cartão de crédito Caixa TEM: saiba pedir pelo app e veja os seus benefícios

Entenda o consignado e seus benefícios

Em 2022, os beneficiários do Bolsa Família tiveram a oportunidade de obter uma linha de crédito, porém considerada de risco devido aos valores de contratação e pagamento do benefício. No entanto, agora os beneficiários do BPC farão parte da concessão do consignado, que em breve estará disponível novamente.

O consignado é uma modalidade de empréstimo na qual o pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento do benefício assistencial (neste caso) ou de benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões.

LEIA MAIS: Como ganhar uma grana extra usando o seu Cartão de Crédito?

Novas regras e limites para os inscritos no CadÚnico

Segundo a nova MP, os inscritos no CadÚnico poderão comprometer até 35% da sua renda, sendo que 30% serão destinados ao pagamento das parcelas do empréstimo e 5% poderão ser utilizados no cartão de crédito consignado.

Essa medida já foi aprovada pelo Senado e pela Câmara, aguardando apenas a sanção do presidente para entrar em vigor. Portanto, ainda não é possível realizar a contratação do empréstimo, mas, em breve essa opção estará disponível.

LEIA MAIS: Empréstimo pessoal Santander: veja como solicitar e pagar em até 6 anos

Benefício de Prestação Continuada (BPC): características e funcionamento

Por fim, é importante compreender como funciona o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Trata-se de um benefício assistencial, pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pessoas de baixa renda, com mais de 65 anos, ou com algum tipo de deficiência.

Porém, diferentemente dos benefícios da Previdência Social, não é necessário ter contribuído para o INSS. Além disso, o BPC não concede pensão por morte, nem o pagamento do décimo terceiro salário, como outros benefícios previdenciários.

O pagamento do BPC ocorre mensalmente e corresponde a um salário mínimo federal. Em 2023, esse valor está fixado em R$ 1.320, sujeito a reajustes anuais.

Por fim, gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!

você pode gostar também