Brazil Greece

»

»

5 cantinhos imperdíveis de Paris que você ainda não conhece (mas deveria)

| Em 04/05/2024 às 06:00
Freepik.

Paris é daquelas cidades que sempre surpreende. Tanto que a Cidade Luz, que a atriz Elizabeth Taylor chegou a comprar a um diamante, é uma verdadeira joia. Daquelas que, apesar de tantos monumentos famosos e turismo massificado, consegue guardar seus segredos que merecem ser descobertos. E alguns deles trouxemos aqui, na forma dos cantinhos imperdíveis de Paris que você deveria conhecer.

A cidade do amor, cafés charmosos, boulevards e bistrôs exala romance por todos os poros. Mas também magia, agitação, arte, alta gastronomia, encontros inesperados e muitas surpresas. Por isso, vale muito a pena explorar outro lado de Paris, longe dos grandes pontos de interesse. Uma experiência que mostrar o quanto a cidade da luz não tem limites.

Cantinhos imperdíveis de Paris

Passage de L’Ancre

Um dos cantinhos imperdíveis de Paris é o Passage de L’Ancre

Flickr.

Aqui temos uma paisagem incomum na capital do amor, precisamente no número 223 da rue Sant-Martin. Para chegar lá, você passa por uma porta azul com linhas surpreendentes inclinadas. Daí, finalmente encontra um beco de paralelepípedos com ateliês de artistas transformados em escritórios charmosos.

Impossível não se encantar com suas fachadas coloridas, adornadas com flores e plantas trepadeiras. Ademais, um ponto especialmente bucólico ao lado do Musée des Arts et Métiers (Museu de Artes e Ofícios) que merece uma visita.

Leia mais: Cemitério e prisões? Viajar de cruzeiro nunca mais será o mesmo depois de ler isso!

Palácio da Porta Dourada

Palácio da Porta Dourada

Freepik.

Embora não seja um dos palácios mais famosos da cidade, trata-se de uma visita obrigatória para quem busca descobertas artísticas e históricas. Construído para a Exposição Colonial Internacional de 1931, é uma testemunha da história francesa e, sem dúvidas, um dos cantinhos imperdíveis de Paris.

Atualmente abriga duas importantes instituições culturais: a Cidade Nacional da História da Imigração e o Aquário Tropical. A primeira percorre a história das migrações na França, oferecendo uma perspectiva rica e matizada da evolução da sociedade francesa.

Enquanto isso, o Aquário Tropical é um verdadeiro oásis aquático no coração da cidade. Algo que se vê sobretudo pela diversidade importante de peixes e animais marinhos de diferentes ecossistemas tropicais.

Edifício Lavirotte

Edifício Lavirotte é outro dos cantinhos imperdíveis de Paris

Freepik.

Uma verdadeira expressão do Art Déco! A fachada do Edifício Lavirotte é um exemplo claro desse movimento artístico das cidades europeias entre 1890 e 1910. Aliás, uma forma de fazer arte que foca na decoração através da natureza, das plantas e dos insetos.

Em Paris, pode-se encontrá-lo principalmente no distrito 16, em edifícios projetados pelos mestres Jules Lavirotte e Hector Guimard. Mas, uma das paradas essenciais é o lugar que leva o nome de Lavirotte, com uma fachada que impressiona.

Leia mais: 7 cidades brasileiras mais baratas para comprar uma casa própria

Quadra de basquete Duperré

Quadra de basquete Duperré

Sim, temos uma quadra entre os cantinhos imperdíveis (e mais desconhecidos) de Paris. Mas também um dos mais fotogênicos e especiais. Afinal, trata-se de um espaço muito colorido entre prédios, destacando-se pelas cores vivas e linhas gráficas.

Logo, não deve encantar apenas esportistas, como todo mundo que busca aqueles pontos mais especiais da cidade que visita. A quadra fica no bairro de Pigalle, entre uma escola secundária e um prédio residencial.

Inclusive, tem uma história curiosa: a Nike interveio, junto com uma marca de roupas local, para evitar que ela fechasse. Agora é um dos lugares intocáveis do bairro, com acesso gratuito e aberto das 10h às 22h todos os dias do ano.

A Rue Cremieux

A Rue Cremieux fecha a lista dos cantinhos imperdíveis de Paris

Freepik.

Por fim, uma das ruas de casas mais fotogênicas de toda a cidade, cheia de fachadas coloridas, além de ter paralelepípedos e ser lindamente decorada. Logo, um ponto único para quem quer a foto perfeita. Entretanto, assim como o anterior, também esconde uma história interessante.

É que, durante as inundações que ocorreram em Paris em 1910, o nível do rio subiu tanto que alcançou 1,75 metros no número 8 desta rua. Daí, ao se aproximar deste ponto, encontra uma placa comemorativa que lembra até onde chegou o nível da água.

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

RECENTES

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

7 formas de fazer dinheiro rápido, mesmo sem emprego

O desemprego pode ser cruel, especialmente quando pessoas dependem de você financeiramente. Assim, nestes momentos, é preciso tomar uma atitude para driblar a situação ruim. Por isso, nós separamos aqui algumas formas de como conseguir dinheiro mesmo estando...

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Esta é a praia com sofás vintages que virou polêmica na Grécia

Imagine uma praia com águas cristalinas, pedras que brilham ao sol e um fundo do mar perfeito para mergulho. Agora imagine encontrar, entre essas rochas, um sofá velho, uma poltrona desgastada e até um abajur de sala. Parece estranho? Pois isso está acontecendo em...

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

7 sonhos indicam que a prosperidade está chegando para você

Quem nunca acordou tentando entender o que aquele sonho queria dizer? Às vezes é só uma mistura de memórias. Mas, em outras, parece que há uma mensagem escondida ali. Muitas culturas antigas, tanto no Brasil quanto na Grécia, sempre deram importância aos sonhos. E,...

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

Novo continente já está em formação: veja a posição do Brasil no mapa

A superfície da Terra não é estática. As placas tectônicas, imensas porções de rocha que formam os continentes e os oceanos, estão sempre em movimento. Esse processo é lento, mas constante. Ao longo de milhões de anos, ele muda a forma do planeta, criando montanhas,...

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Feng Shui: 5 coisas que você deve fazer no seu quarto para dormir melhor

Você já ouviu falar da melatonina? Ela é um hormônio que o corpo produz naturalmente. Sua principal função é regular o sono. É ela que avisa ao nosso cérebro que chegou a hora de descansar. Quando a melatonina está em equilíbrio, dormimos melhor, acordamos com mais...

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

Matemáticos descobrem como resolver enigma de álgebra de 200 anos

urante séculos, equações algébricas com potências elevadas foram um dos maiores desafios da matemática. Embora muita gente nunca tenha ouvido falar de “quinticas”, nome dado às equações de quinto grau, elas fazem parte da base da álgebra moderna. E um novo estudo...

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Você usa medidas gregas antigas até hoje sem saber: veja como

Viver no Brasil há alguns anos me ensinou a valorizar ainda mais as raízes da cultura grega. Em muitos aspectos do dia a dia, é possível reconhecer heranças antigas que nem sempre são percebidas. Uma delas está nas unidades de medida, uma invenção prática dos antigos...

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

10 Patrimônios da Humanidade que você não pode perder

A gente fala tanto em locais que são Patrimônios da Humanidade (inclusive por aqui), né? Mas, você sabe, exatamente, quantos existem pelo mundo? Só para ter uma ideia, são, pelo menos, 1.121 sítios, desde as Pirâmides do Egito até a Grande Barreira de Corais. Diante...

0 comentários