Checklist de viagem: dicas infalíveis para montar o seu e não faltar nada

O checklist de viagem precisa ser estratégico e considerar, por exemplo, destino e mesmo a duração do roteiro

Como é bom viajar, não é mesmo? Mas, convenhamos, a gente sempre passa por um perrengue (chique, tudo bem, mas um perrengue mesmo assim) com medo de deixar algo para trás. Por isso, é sempre muito válido fazer um checklist de viagem e não faltar nada. E, para te ajudar, trouxemos dicas infalíveis, seja qual for o seu destino.

Não sei fazer um checklist de viagem. E agora?

Em primeiro lugar, um checklist de viagem, assim como qualquer planejamento, requer uma certa estratégia. Começando pelo destino escolhido, assim como clima, quantidade de dias e quem vai com você (amigos? família? viagem solo?).
Por exemplo, um roteiro de uma semana em resort all inclusive em pleno verão demanda uma bagagem totalmente diferente para o mesmo período em uma estação de ski. Da mesma forma, você tem que levar documentos específicos, principalmente se a viagem for para outro país (certificado de vacinação, visto, passaporte, etc).

Por fim, o próprio roteiro da sua viagem ajuda a definir o que não pode ficar de fora. Tipo de calçado, roupas apropriadas, entre outros detalhes. Vem ver isso de forma mais detalhada:

O que o destino tem a ver com o checklist de viagem?

Tudo! Principalmente no que você deve levar! Cada destino demanda um tipo de roupa, calçado, documentação e até vacina. Só para ilustrar, caso queira ir para a Costa Rica, é obrigatório apresentar comprovante de vacina contra a febre amarela. E, mais ainda, o certificado internacional de vacinação.
Falando em documentação, se for um destino internacional, certamente demandará passaporte com validade mínima de seis meses. Além disso, a necessidade de visto para entrada.

LEIA MAIS: Aqui se vive em paz! Veja 4 cidades brasileiras para viver tranquilo e feliz

Por que devo considerar a duração da viagem?

Sem dúvidas, a quantidade de dias também tem tudo a ver com seu checklist de viagem. Quanto maior o período da viagem, mais roupas você precisa levar (embora você também possa combinar peças para reduzir a bagagem – afinal, tem franquia, né).
Ademais, a duração das férias impacta o próprio orçamento, pois é preciso projetar os gastos por dia ao longo do passeio. Nisso, você deve incluir atrações, transporte, alimentação, hospedagem e bilhetes aéreos. E, por fim, deixar um valor extra para os imprevistos, pois eles acontecem.

Como deve ser o checklist de uma viagem nacional?

A princípio, os preparativos de uma viagem nacional são mais simples do que para o exterior. Mas, ainda assim, exigem atenção. Primeiramente, documentos válidos e, também, vacinas exigidas. Ainda:

  • o que levar na mala de mão: documentos, medicamentos, kit de higiene básica, peças de roupa para emergências, eletrônicos e acessórios. Atente-se, apenas, às restrições da companhia e ao peso.
  • mala de porão: roupas e calçados para a viagem, toalha de banho, adaptadores, acessórios e itens de cuidado pessoal.

Lembre-se sempre de deixar as duas malas identificadas para evitar extravios. E, por fim, a bagagem despachada deve ser lacrada, ok?

E a viagem internacional?

Os preparativos para uma viagem internacional, inegavelmente, são mais detalhados, sobretudo por envolverem documentação. Além disso, você vai adentrar em costumes e culturas diferentes, logo, precisa se informar inclusive sobre leis e idiomas. No seu checklist de viagem internacional, considere:

  • franquia de bagagem (de mão e despachada)
  • vacinas exigidas
  • reservas (hotéis, passeios, transfers, restaurantes)
  • visto (se necessário)
  • passaporte válido

O ideal é que você comece a checar a documentação antes mesmo de fechar a viagem. Além disso, leve sempre a moeda do seu destino e, também, documentos digitalizados para não perder o passaporte durante os passeios (exceto quando for exigido).

Anotou tudo o que precisa colocar no seu checklist de viagem? Para conteúdos semelhantes, continue seguindo o site Brazil Greece!

você pode gostar também