Curiosidades

Cientistas perfuram a Terra até o seu manto pela primeira vez

Cientistas perfuram a Terra até o seu manto pela primeira vez
By     -   On

Em uma conquista notável para a ciência geológica, cientistas perfuram a terra até o seu manto, alcançando uma profundidade nunca explorada. Por meio de uma expedição que envolveu a perfuração oceânica, eles coletaram amostras de rochas, revelando informações preciosas sobre a composição do nosso planeta.

Explorando as profundezas

Ao utilizar o navio JOIDES Resolution para perfurar no oceano, os cientistas conseguiram atingir quase 2 km, alcançando o manto terrestre. Essa façanha foi realizada em uma área na qual as rochas se encontram mais próximas da superfície, criando uma oportunidade única para investigação.

Durante a expedição, conseguiram obter mais de um quilômetro de rochas, 1200 metros abaixo do leito marinho. Esse avanço científico oferece uma visão sem precedentes do manto terrestre.

As amostras coletadas têm o potencial de fornecer informações sobre estrutura, composição, dentre outras informações. Análises minuciosas ocorrerão com essas amostras, em busca de respostas para questões fundamentais sobre nosso planeta.

LEIA MAIS: Onde o Titanic afundou? Descubra o local do naufrágio no Google Maps

Revelando os segredos do manto

De acordo com relatórios preliminares, as amostras revelaram a predominância de um tipo de rocha chamada peridotito, que é comumente encontrada no manto superior da Terra. No entanto, a água-marinha modificou as amostras, levantando desafios para análise das informações.

Um aspecto importante que está sendo estudado, é o espaço entre a crosta e o manto. Os cientistas buscam compreender se essa fronteira é nítida ou se ocorre uma gradação entre as camadas.

Andrew Fisher, hidrogeólogo da Universidade da Califórnia, que acompanha online a expedição, sugere uma “mistura” entre a rocha da crosta inferior e o manto superior.

A equipe de pesquisadores tem esperança de que próximas perfurações, encontrem rochas “mais frescas”, que sejam mais representativas da composição do manto terrestre.

Essa empreitada até o manto rochoso é um grande passo científico. Quanto mais profundamente os cientistas conseguem explorar, mais próximos estamos de desvendar os segredos sobre a composição e a forma do nosso planeta.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.