Você já se perguntou se a renovação da CNH pode ser feita antes que ela expire? Essa é uma dúvida comum de muitos motoristas, mesmo que você esteja viajando quando a data de renovação se aproxima.
Agora verifique se você pode esperar a atualização da CNH.
Ato de renovação de licença
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem apenas uma exigência para a renovação da CNH, e essa exigência nada tem a ver com a espera da emissão de novos documentos.
De acordo com art. Conforme o artigo 159, artigo 8º, a certidão da CNH não será renovada nem emitida nova via até que o motorista pague os débitos remanescentes. Isso significa que não há impedimentos legais para renovar sua CNH antes que ela vença.
Regras de atualização antecipada por país
Não há regras específicas para renovação antecipada da CNH, mas os estados brasileiros são livres para criar suas próprias diretrizes.
Por exemplo, em São Paulo, o Detran concede a prorrogação antecipada em casos excepcionais, desde que o interessado apresente documentos que comprovem os motivos.
Tais situações são viagens ao exterior (com passagem aérea), trabalho no exterior (com contrato de trabalho), cursos fora do Brasil (com contrato de imigração).
LEIA MAIS: Carro popular: veja quanto custa hoje em dia financiar um carro de R$ 50 mil
Outras condições e recomendações
Alguns estados, como Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, seguem um processo semelhante ao de São Paulo e renovam a CNH quando necessário, desde que tenham passado pelo menos 30 dias desde a última via da carteira de habilitação.
No entanto, é importante observar que as regras podem variar de estado para estado. Portanto, recomendamos que você entre em contato com a autoridade de trânsito local para obter as informações mais recentes sobre a pré-atualização da CNH.
Gostou de descobrir sobre o assunto? Então não se esqueça de conferir outras informações interessantes no site Brazil Greece!
0 comentários