Brazil Greece

»

»

Cochilar durante o dia ajuda a preservar o cérebro? Veja o que diz a pesquisa

| Em 30/06/2023 às 13:00

Se você gosta de tirar aquela soneca ao longo do dia, esta notícia vai te agradar! Pesquisadores uruguaios e britânicos revelaram que cochilar durante o dia ajuda a preservar o cérebro. Além disso, ainda ajuda a evitar a demência. Isso seria, a princípio, resultado do aumento do volume cerebral. 

Os autores da pesquisa são das Universidades College London e da República, no Reino Unido e Uruguai, respectivamente. De acordo com o estudo, há uma ligação entre sonecas e maior volume do cérebro. O estudo está publicado na revista Sleep Health

Cochilar durante o dia não é preguiça

Embora muita gente vincule o fato de tirar um cochilo com preguiça, na verdade, o ato faz bem. Pelo menos, é o que diz a pesquisa. Para chegar aos resultados, os pesquisadores acompanharam mais de 378 mil pessoas, com idades entre 40 e 69 anos, provenientes do estudo UK Biobank. 

Primeiro, compararam medidas de saúde cerebrais e cognição de indivíduos que possuíam variantes genéticas associadas ao hábito de tirar sonecas. Ao mesmo tempo, analisaram os dados de quem não apresentava tais variantes. Os resultados mostram que há, sim, uma relação entre cochilar durante o dia e os efeitos cognitivos e estruturais positivos do cérebro. 

Segundo os pesquisadores, a ideia é que esse tipo de estudo mostre, sobretudo, os benefícios para a saúde de cochilos curtos. Consequentemente, ajude a reduzir qualquer estigma que ainda exista em relação a eles.

LEIA MAIS: Soninho gostoso! 4 alimentos ricos em melatonina para mudar as suas noites

Quando o cérebro começa a diminuir?

Além de mostrar os benefícios de cochilar durante o dia, os pesquisadores também explicaram o declínio no volume cerebral que ocorre conforme envelhecemos. Estudos anteriores revelaram que, em pessoas saudáveis, após os 35 anos, o cérebro começa a encolher a uma taxa constante de 2% ao ano, acelerando a partir dos 60 anos. 

Levando em consideração esse declínio linear, descobriu-se diferenças de até 2,6 a 6,5 anos entre os indivíduos geneticamente programados para cochilar e aqueles que não possuíam tal predisposição.

Mas o que esses “anos economizados” significam? Conforme apontam os pesquisadores, essa diferença pode equivaler à disparidade entre o volume cerebral de alguém com função cognitiva normal e uma pessoa com comprometimento cognitivo leve. 

Essa descoberta tem implicações clínicas importantes para a prevenção de danos cognitivos relacionados ao envelhecimento. Principalmente se for aplicável a toda a população. Vale ressaltar que o estudo possui uma limitação, pois a amostra analisada era composta apenas por pessoas de ascendência europeia e branca.

Ainda assim, os pesquisadores explicam que o volume cerebral é frequentemente utilizado como um indicador de neurodegeneração. O encolhimento cerebral é mais rápido em pessoas com declínio cognitivo e doenças neurodegenerativas. 

Contudo, estudos anteriores já haviam demonstrado como problemas no sono podem afetar negativamente essas mudanças estruturais. Portanto, os resultados deste sugerem uma associação entre cochilar durante o dia, ainda que esporadicamente, e um maior volume cerebral total, indicando que cochilar regularmente pode fornecer alguma proteção contra a neurodegeneração ao compensar a falta de sono adequado.

Então, gostou da notícia de que cochilar durante o dia ajuda o cérebro? Se quiser ver outras notícias sobre site, acompanhe o site Brazil Greece!

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: cérebro | sono

RECENTES

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

A cidade que encolhe? Veja a realidade da zona fantasma brasileira

Em uma região que já foi sinônimo de progresso, cultura de bairro e promissora expansão urbana no Rio de Janeiro, hoje predominam imóveis fechados, ruas silenciosas e um sentimento de abandono. A Zona da Leopoldina, que compreende 13 bairros na Zona Norte da capital...

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Após buraco surgir no Sol, tempestades intensas se aproximam; veja onde

Nos últimos dias, a atenção de cientistas e observadores do espaço se voltou para uma formação incomum no Sol: um buraco coronal gigantesco, com cerca de 300 mil quilômetros de extensão, captado pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA entre os dias 8 e 11 de...

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

Qual raça de cachorro combina com o seu ano de nascimento?

As pessoas sempre buscaram relacionar traços de personalidade com elementos da natureza, como astros, animais e símbolos culturais. Agora, uma curiosidade que circula nas redes sociais conecta o ano de nascimento de cada um a diferentes raças de cães. A ideia mistura...

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Qual é o coletivo de camelo? A resposta poderá surpreender você

Ao ouvir a palavra "camelo", a imagem mais comum que vem à mente é a de um animal resistente, atravessando dunas sob um sol escaldante. Mas quando pensamos em vários camelos juntos, surge uma dúvida curiosa: qual é o nome do coletivo desse grupo? A resposta é um termo...

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

3 passos para discutir sem brigar e manter um relacionamento saudável

Manter relações equilibradas, seja no amor, no trabalho ou na família, depende muito da forma como nos comunicamos. Palavras têm força, e não apenas pelo que dizem, mas também pela maneira como são ditas. Um diálogo pode aproximar ou afastar, curar feridas ou abrir...

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

Você usa diminutivos para se comunicar? Veja o que isso revela sobre você!

“Só um cafezinho?”, “você pode esperar só um minutinho?”, “trouxe uma lembrancinha para você.” Se você já ouviu, ou costuma usar, expressões assim, saiba que não está sozinho. O hábito de falar no diminutivo é bastante comum, especialmente entre brasileiros e gregos,...

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Manuscrito de Leonardo da Vinci leva à descoberta de túneis secretos

Cinco séculos após a morte de Leonardo da Vinci, um novo capítulo se abre sobre sua contribuição não só para a arte, mas também para a arquitetura e engenharia. Um manuscrito restaurado recentemente revelou informações detalhadas sobre túneis subterrâneos escondidos...

0 comentários