Estes são os itens que você SEMPRE pensou serem recicláveis, mas não são!

Nem tudo que você pensa ser reciclável realmente é, confira...

A conservação ambiental tem na reciclagem um de seus pilares fundamentais. Entretanto, há ainda uma certa dificuldade, sobretudo no âmbito social, em identificar quais itens são passíveis de reciclagem, o que resulta em um engajamento insuficiente na campanha de separação de resíduos e dificulta o processo de reciclagem. É importante destacar que alguns materiais aparentemente recicláveis podem gerar confusão no momento do descarte.

Itens que aparentam ser recicláveis, mas estão longe de ser

Cabos de alimentação

Se você possui uma caixa em casa com um emaranhado de cabos elétricos que alimentam eletrônicos a vários anos (muitos, inclusive, que nem funcionam mais ou já foram descartados), você pode sentir-se confuso quanto ao descarte.

Muitas pessoas acreditam que esse item eletrônico é reciclável, mas isso não é exatamente verdade.

Embora seja possível extrair o plástico e os fios condutores de eletricidade, essa separação precisa ser feita em um local específico de reciclagem de artigos eletrônicos. Assim, descartá-los diretamente no lixo é uma péssima ideia.

LEIA MAIS: 7 coisas que as diaristas queriam que você soubesse sobre o seu banheiro

Janelas e espelhos

A culpa não é exatamente do vidro, uma vez que quase todos os frascos e demais recipientes a base de vidro podem ser recicláveis.

No entanto, é aplicado um revestimento no vidro que compõe janelas e espelhos para torná-los reflexivos. Esse revestimento, sim, inviabiliza o processo de reciclagem.

Cortinas, cortinas de chuveiro e forros de plástico

A maioria desses itens são feitos à base de cloreto de polivinila, conhecido como PVC. Sua degradação gera resíduos químicos que não podem ser decompostos e, por isso, não podem ser reciclados.

Refratários de cerâmica próprios para forno

É comum desconhecer que esses pratos foram fabricados para resistir a altas temperaturas, superiores às do vidro comum, o que os torna incompatíveis com a maioria dos processos de reciclagem.

Portanto, é importante manter um cuidado especial com esses objetos, pois sua durabilidade é elevada e podem ser doados quando não forem mais utilizados.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também