Brazil Greece

»

»

Com qual frequência você deve lavar o carro? A maioria faz errado!

| Em 09/03/2024 às 08:18
Freepik.

Você tem carro? Então, responda com sinceridade: há quanto tempo não o lava? Os veículos, naturalmente, vão acumulando lama, sal, poeira e outros resíduos comuns do ambiente em que circulam. De modo geral, são substâncias corrosivas que, a princípio, podem causar falhas nos sistemas mecânicos e elétricos. Ou seja, lavar o carro vai muito além da estética. Mas, de quanto em quanto tempo você precisa lavar o carro? E o que acontece se deixar ele sujo?

Inicialmente, toda essa sujeira das estradas se acumula nos interiores e exteriores com o uso diário. Por isso é importante limpar o carro profundamente. Há quem acredite que o lavar diariamente é a melhor ideia, enquanto outras pessoas esperam meses para passar um simples paninho no veículo. Mas, enfim, qual é a frequência adequada?

O que acontece se você não lavar o carro?

Segundo a Fiat, lavar o carro protege sua integridade estrutural e mecânica. Além de dar uma aparência reluzente após remover a poeira e a sujeira, funciona como uma barreira protetora contra a degradação e o desgaste.

De modo geral, ao circular pelas ruas ou estrada, os automóveis acumulam lama, sal e substâncias corrosivas que causam danos no chassi e componentes metálicos (aro das rodas, grade e o escapamento). Só para ilustrar, essas partículas se infiltram em cantos onde não podemos alcançar facilmente. Assim, com o passar do tempo, o carro apresenta falhas nos sistemas mecânicos e elétricos.

Claro, as consequências de não lavar o carro são evidentes também na carroceria exterior. As pedras microscópicas que pegamos no caminho tendem a arranhar a pintura, mesmo com a mínima fricção.

Da mesma forma, os pelos dos animais de estimação que viajam conosco podem entrar na ventilação do ar-condicionado e obstruir sua saída. Além disso, se você costuma comer dentro do veículo, há o risco de manchar os revestimentos com óleo e gordura.

A longo prazo, o excesso de sujeira também reduz a visibilidade do motorista. Por exemplo, os faróis ficam opacos e não iluminam o suficiente. Ou, ainda, os retrovisores e para-brisas deixam com pouca nitidez para ver o caminho. Isso, consequentemente, aumenta as probabilidades de sofrer um acidente.

Leia mais: Qual a marca que mais vendeu carro no Brasil até agora?

De quantos em quantos dias você deve lavar seu carro?

Diante de tudo isso, o blog oficial da Ford sugere lavar o carro a cada 15 dias. Contudo, isso depende de vários fatores, por exemplo, a cor. Normalmente, a sujeira aparece mais em veículos de cor escura, logo, vai da sua avaliação.

Também há a questão do uso. Quem circula muito, sem dúvidas, expõe o carro a mais agentes nocivos do que quem deixa o automóvel parado. Ainda assim, é importante limpar o veículo, ainda que não o utilize muito.

Finalmente, se costuma deixar seu carro sob o sol ou a chuva, os cuidados são ainda maiores. Neste caso, o clima extremo danifica pintura e revestimento, portanto, além de lavar, é importante encerá-lo.

Leia mais: O carro da Fiat que faz 14 km por litro e conquistou os brasileiros

Dicas para manter o carro e vidros sempre limpos

Viu que a frequência de lavar o carro é, em geral, a cada quinze dias. Mas, claro que isso vai depender da realidade de cada um. No entanto, dá para manter os vidros e o próprio veículo limpos por mais tempo. Basta fazer uso de algumas dicas, por exemplo:

  • Limpe os vidros com produtos específicos para este fim, pois são mais eficazes na remoção de manchas e sujeiras sem deixar marcas
  • Além disso, use sempre papel jornal ou pano de microfibra, materiais que não soltam fiapos e ajudam a evitar manchas
  • Prefira lavar o carro em dias nublados ou à sombra, pois o sol pode secar o produto de limpeza rapidamente, causando manchas
  • Faça movimentos circulares e verticais, cobrindo toda a superfície e evitando marcas de limpeza

Durante a lavagem, também há alguns truques que favorecem a limpeza e mesmo a manutenção do veículo. Só para exemplificar, o ideal é fazer uma pré-lavagem. Como assim? De modo geral, usar uma mangueira para remover a sujeira mais pesada antes de aplicar qualquer produto.

Falando nisso, sempre opte por um shampoo automotivo neutro, pois a fórmula não danifica a pintura. Ademais, tenha dois baldes, sendo um para o produto diluído e o outro com água limpa para enxaguar. Também, vale lavar e enxaguar o carro por partes, de tal forma que o sabão não seque.

Leia mais: 6 carros que estarão isentos de IPVA em 2024

Cuidado com a finalização

Por fim, para secar, prefira uma toalha de microfibra e encerre aplicando uma seca de boa qualidade. Isso é fundamental para proteger a pintura e dar brilho.

Ah, e mais do que a frequência de lavar o carro, lembre-se de limpar o seu interior regularmente. O cuidado é fundamental principalmente se tiver pets ou o hábito de fumar e comer dentro do veículo. Para isso, use produtos adequados e, se possível, um aspirador portátil.

Então, conte para a gente: com que frequência você lava o seu carro? E costuma limpar o estofamento regularmente?

  • Luciana Gomides

    Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.

    É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.

Tags: carros | limpeza

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Como identificar uma pessoa mal-intencionada em menos de 10 segundos

Pode parecer precipitado tirar conclusões sobre alguém logo de cara, mas a ciência mostra que isso acontece o tempo todo, e muito rápido. De acordo com estudos da psicologia social, o cérebro humano forma impressões iniciais em menos de sete segundos. Em poucos...

0 comentários