Como acabar com os pensamentos negativos? De onde eles vêm? 3 Dicas!

Saiba, agora, como se livrar dos pensamentos negativos com dicas eficazes!

No artigo de hoje, nós vamos mostrar como acabar com os pensamentos negativos e também com os efeitos negativos que eles causam. Então, se você está sofrendo com esse mal, continue lendo esse texto até o final para saber como resolver esse problema!

Sabemos que os pensamentos negativos podem contribuir para  diversos problemas psicológicos. Por exemplo, a depressão, a ansiedade, a baixa autoestima e o estresse. Uma vez que, os nossos pensamentos têm total ligação com o que sentimos e com a forma que agimos.

Com isso, a terapia é um dos primeiros passos que você deve dar para melhorá-los. Portanto, veja a seguir as melhores formas de mudar os seus padrões de pensamento. Confira a seguir!

O que são os pensamentos negativos?

Os pensamentos negativos são gerados através de crenças negativas que um indivíduo tem sobre si mesmo, sobre os outros ou a respeito de determinadas situações. Desse modo, eles podem afetar a saúde mental, através de pensamentos, como: “eu nunca serei bom o suficiente”, “essa situação tem tudo para acabar mal” ou “eles devem me achar estúpido”.

Por que temos pensamentos negativos?

Apesar de serem ruins para a nossa saúde, os pensamentos negativos são muito comuns. Eles podem acontecer devido a distorções cognitivas ou podem ser sintomas de outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Em suma, temos pensamentos negativos porque a influência do negativo é maior do que a influência do positivo sobre as nossas mentes, o que é chamado de viés de negatividade. De acordo com alguns especialistas, isso acontece porque o pensamento negativo é mais propício à sobrevivência.

LEIA MAIS:

Como acabar com os pensamentos negativos?

Agora, neste tópico, você vai saber como acabar com os pensamentos negativos de forma eficaz. Confira!

Aprenda a lidar com as críticas

É muito importante que você aprenda a lidar com a rejeição e com as críticas sobre você. Para isso, você pode buscar ajuda profissional e utilizar os requisitos da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

Substitua os pensamentos negativos

Você pode utilizar a reestruturação cognitiva para substituir os pensamentos negativos. Esse processo ocorre através da identificação desses pensamentos, depois eles são avaliados e, por fim, substituídos.

Pratique mindfulness

A atenção plena é um dos recursos da meditação. Ela acontece através da prática de se desapegar dos maus pensamentos e emoções. Com isso, o mindfulness pode te ajudar a se tornar mais consciente dos seus pensamentos e, assim, você poderá ter uma autoconsciência maior.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais