Como acabar com os pensamentos negativos? De onde eles vêm? 3 Dicas!

Saiba, agora, como se livrar dos pensamentos negativos com dicas eficazes!

No artigo de hoje, nós vamos mostrar como acabar com os pensamentos negativos e também com os efeitos negativos que eles causam. Então, se você está sofrendo com esse mal, continue lendo esse texto até o final para saber como resolver esse problema!

Sabemos que os pensamentos negativos podem contribuir para  diversos problemas psicológicos. Por exemplo, a depressão, a ansiedade, a baixa autoestima e o estresse. Uma vez que, os nossos pensamentos têm total ligação com o que sentimos e com a forma que agimos.

Com isso, a terapia é um dos primeiros passos que você deve dar para melhorá-los. Portanto, veja a seguir as melhores formas de mudar os seus padrões de pensamento. Confira a seguir!

O que são os pensamentos negativos?

Os pensamentos negativos são gerados através de crenças negativas que um indivíduo tem sobre si mesmo, sobre os outros ou a respeito de determinadas situações. Desse modo, eles podem afetar a saúde mental, através de pensamentos, como: “eu nunca serei bom o suficiente”, “essa situação tem tudo para acabar mal” ou “eles devem me achar estúpido”.

Por que temos pensamentos negativos?

Apesar de serem ruins para a nossa saúde, os pensamentos negativos são muito comuns. Eles podem acontecer devido a distorções cognitivas ou podem ser sintomas de outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Em suma, temos pensamentos negativos porque a influência do negativo é maior do que a influência do positivo sobre as nossas mentes, o que é chamado de viés de negatividade. De acordo com alguns especialistas, isso acontece porque o pensamento negativo é mais propício à sobrevivência.

LEIA MAIS:

Como acabar com os pensamentos negativos?

Agora, neste tópico, você vai saber como acabar com os pensamentos negativos de forma eficaz. Confira!

Aprenda a lidar com as críticas

É muito importante que você aprenda a lidar com a rejeição e com as críticas sobre você. Para isso, você pode buscar ajuda profissional e utilizar os requisitos da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).

Substitua os pensamentos negativos

Você pode utilizar a reestruturação cognitiva para substituir os pensamentos negativos. Esse processo ocorre através da identificação desses pensamentos, depois eles são avaliados e, por fim, substituídos.

Pratique mindfulness

A atenção plena é um dos recursos da meditação. Ela acontece através da prática de se desapegar dos maus pensamentos e emoções. Com isso, o mindfulness pode te ajudar a se tornar mais consciente dos seus pensamentos e, assim, você poderá ter uma autoconsciência maior.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também