Você tem poder! 3 dicas básicas para combater os pensamentos negativos!

Que sortudos são os animais. A cabeça deles está sempre no presente. Ao contrário de nós, seres humanos e divagantes! O ser humano tem a mania de ruminar o passado e de pensar no futuro. O resultado disso? Pensamentos negativos que ameaçam a nossa paz!

O fluxo de pensamentos é necessário para que o ser humano planeje o seu futuro. Porém, ele também é responsável pelo surgimento de pensamentos negativos, pela antecipação de acontecimentos, pelo pensamento impulsivo.

Por que insistimos em ter pensamentos negativos?

Talvez seja por pensar que se ficarmos relembrando algo ruim, caso algo negativo ocorra, sentiremos uma dor menor no futuro, estaremos “preparados”.

Talvez por pensar que ao ruminar esses pensamentos ruins, algo mude no futuro e a possibilidade de que eles se tornem reais seja menor. Mas não, isso não passa de uma ilusão.

Como lidar com os pensamentos negativos?

Antes de mais nada, esses pensamentos são involuntários. O cérebro faz as suas próprias associações, é algo automático, não tem como controlar. Pensamentos bizarros pode surgir, isso é normal. Não se culpe!

Não adianta tentar expulsar, só o ato de pensar “não posso pensar nisso” já torna o pensamento mais poderoso. Então, lutar contra ele é um gasto desnecessário de energia. Isso só gera mais estresse e fortalece o pensamento negativo.

Mas, felizmente, podemos descondicionar o nosso cérebro a ter essas reações intensas a pensamentos ruins. Além disso, podemos adotar táticas para reduzir a frequência desses pensamentos na nossa mente.

LEIA MAIS: Preciso Estar Sempre Bem? O Mito Sobre A Autoestima Que Você Deveria Conhecer!

Como combater os pensamentos negativos?

Antes de mais nada, ter pensamentos negativos não diz nada a respeito do nosso caráter. Não quer dizer que você é nada do que surgiu na sua mente. O nosso cérebro tem um viés de negatividade, tendendo a se lembrar mais intensamente de fatos negativos da nossa vida. Talvez seja por isso que a negatividade vem passando de geração para geração.

Porém, apesar de não ser possível bloquear esses pensamentos, é possível evitar que eles surjam com muita frequência. E aqui vão 3 dicas!

Evite energias ruins

A vida é energia, portanto, quando algo bom acontece, vibramos energia positiva e o contrário acontece quando algo ruim ocorre nas nossas vidas.

Após um acontecimento ruim, vibramos em uma energia baixa, uma energia de infelicidade. Então, devemos evitar esse tipo de energia, tentando focar no lado positivo da situação. Tente pensar no que você ainda pode mudar e no que pode aprender com a situação.

Somos seres humanos, somos falhos, todos nós erramos e os erros são oportunidades incríveis de aprendermos algo novo.

LEIA MAIS: É Possível Ser Feliz No Trabalho? Mude Os Seus Dias Com Essas 8 Dicas Incríveis!

Afaste pessoas tóxicas da sua vida

O desapego pode doer, mas o que causa dor maior é conviver com uma pessoa negativa e tóxica, pois é uma dor que fica na sua alma e no seu inconsciente. Uma dor que vai te destruindo aos pouquinhos.

Muitas vezes essa pessoa negativa pode ser um familiar ou até mesmo um amigo. Mas é essencial que você reduza o contato com ela.

Como saber quem são essas pessoas tóxicas e negativas?

São aquelas pessoas que sempre comentam situações negativas ou tristes, que enxergam o mundo de uma forma sempre infeliz ou que sempre focam no lado ruim da situação. Às vezes, é simplesmente alguém de quem, quando você se aproxima, você sente um cansaço intenso ou sonolência. Tudo isso mostra que a pessoa tem influência negativa na sua vida.

Coloque seu sonho como objetivo acima de tudo

Quando se tem uma meta a alcançar, mesmo que você desanime, terá que conseguir reunir forças novamente para seguir em frente. Os seus sonhos não podem “morrer”. Na vida, nossos planos, sonhos, desejos e metas são tudo o que temos para nos motivar a seguir sempre.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais