Os hormônios têm um papel essencial em nosso bem-estar físico e emocional. A melhor parte é que podemos influenciar positivamente esses mensageiros químicos por meio de nossos pensamentos, atividades e escolhas alimentares. Você sabia disso? Por isso, falaremos um pouco sobre quais são esses hormônios da felicidade e algumas coisas que você pode fazer para estimulá-los naturalmente.
Os hormônios
A dopamina é frequentemente chamada de “hormônio feliz” porque nos proporciona sentimentos de bem-estar e prazer. É liberada em nosso sistema de recompensa do cérebro quando experimentamos algo agradável, como receber um elogio ou apaixonar-se. Atividades prazerosas, como comer algo delicioso ou praticar um hobby, também aumentam os níveis de dopamina.
A serotonina também desempenha um papel fundamental na prevenção da ansiedade e da depressão. Exercícios físicos, passar tempo ao ar livre e ter uma boa noite de sono são maneiras naturais de aumentar seus níveis no organismo. Além disso, a terapia com inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) também pode ser uma opção para tratar essas condições.
Já as endorfinas estão associadas ao famoso “alto do corredor” e agem como analgésicos naturais, reduzindo o desconforto e ampliando o prazer. Uma das melhores maneiras de liberar endorfinas é através do exercício cardiovascular, que também traz diversos benefícios para a saúde.
LEIA MAIS: 10 coisas que te deixam mais atraente (e não têm a ver com aparência)
Formas de estimular os hormônios que te trarão bem-estar
Praticar exercícios
Escolha uma atividade que você goste: experimente diferentes modalidades de exercício, como caminhada, corrida, dança, yoga, ou esportes em grupo, e encontre aquela que mais lhe traz prazer. Comece aos poucos e defina metas alcançáveis para evitar se sentir sobrecarregado. O importante é manter a consistência.
Fazer coisas para si
Dedique tempo para explorar ou aprofundar seus hobbies e paixões. Pode ser pintura, fotografia, jardinagem, tocar um instrumento ou qualquer outra atividade criativa que você ame. Reservar momentos para ficar sozinho e recarregar suas energias é fundamental para a autodescoberta e reflexão.
LEIA MAIS: Vale a pena se mudar para o exterior? Gringo conta o que você deveria saber
Meditar
Ajuda a diminuir a produção de cortisol, o hormônio do estresse, e ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento do corpo. Além disso, ela ensina a aceitar os pensamentos e emoções sem julgamento, permitindo uma maior capacidade de lidar com situações difíceis.
0 comentários