Dicas

7 passos para começar a sua vida do zero e ser FELIZ novamente

7 passos para começar a sua vida do zero e ser FELIZ novamente
By     -   On

Ao longo da vida, especialmente, ao atingirmos a fase adulta, traçamos objetivos bem lineares sobre o que queremos. Arranjar um bom emprego, ter um lar, carro, família e por aí vai. Mas, nem sempre tudo corre como esperamos e, às vezes, precisamos literalmente recomeçar. E tudo bem! Se isso está acontecendo com você, veja como começar a vida do zero e ser feliz!

Embora o recomeço seja, sem dúvidas, um momento desafiador, é também de grande crescimento pessoal. Trata-se de uma experiência enriquecedora, ainda que árdua, pois traz a oportunidade de repensar suas expectativas, anseios e necessidades. 

A necessidade de começar a vida do zero pode vir de uma mudança de cidade, perda do emprego ou até de um ente querido. Pois, saiba que, apesar de, sim, ser difícil, a missão é possível. E, ao saber como começar a vida do zero, no final, o resultado é compensador. 

Como começar a vida do zero-a superação do luto 

Quando falamos na superação do luto, não nos referimos apenas à perda de uma pessoa querida ou bichinho de estimação. É de todos aqueles hábitos ou estilo de vida que tínhamos até então. Pois, saber enxergar isso sob novas perspectivas é um dos primeiros passos para começar a vida do zero. 

7 Passos para começar a vida do zero e ser feliz novamente

Acredite na continuidade

Para falar a verdade, o próprio conceito de “começar do zero” é um tanto quanto errado. Pois, nada do que você viveu até aqui se apagou. Pelo contrário, todas as suas experiências passadas ajudaram a construir o que você é hoje, bem como chegar onde chegou.    

Logo, mesmo que sua situação atual não tenha sido escolha sua, considere todo o seu trajeto até aqui como algo que jamais será apagado. As experiências que viverá de agora para frente, por sua vez, serão somadas às anteriores. Ou seja, em vez de encarar tudo como “começar do nada”, perceba isso como continuidade. 

LEIA MAIS: Veja os 6 segredos; muito simples; para ter muita sorte no amor e ser feliz!

Aceite o fim dos ciclos para começar do zero 

Nada dura para sempre, tanto para o mal, quanto para o bem. Sendo assim, compreenda que o processo do que viveu até aqui começou, seguiu um percurso e chegou ao fim. Isso vale para relacionamentos, carreiras e vida. Aceite que um ciclo se fecha para que outro comece.     

Abra-se para um novo projeto de vida 

Voltando ao primeiro tópico, devemos entender que essa nova fase não deve ser compreendida como um “reboot”, mas continuidade. Uma dica é comparar-se com o arco e flecha: primeiro, é preciso puxar a flecha para trás, com a finalidade de tomar impulso. Depois, ela ganha velocidade e atinge o seu alvo. 

É assim com você! Essa nova fase é a oportunidade de abrir-se para um novo projeto de vida. Em outras palavras, uma chance para se redescobrir.   

Reavalie suas necessidades

Outro passo importante para “começar do zero” é reavaliar suas necessidades e anseios. Você já entendeu que nada dura para sempre, que tudo o que viveu até aqui constrói seu “novo eu” e abriu as portas para um novo projeto de vida. Agora é hora de fazer-se a seguinte pergunta: preciso mesmo seguir com as mesmas necessidades de antes?

Por exemplo, o que eu mais preciso agora é, realmente, uma nova paixão? Será que, após um relacionamento que chegou ao fim, seja qual for o motivo, não é melhor viver com a minha companhia para me descobrir?  

Trace metas possíveis 

Um novo projeto é sempre empolgante, mas é preciso ter cuidado para não avançarmos mais do que nossas pernas conseguem acompanhar. Para evitar decepções, trace metas possíveis de alcançar, de tal forma a manter sua motivação. Não falamos para pensar pequeno, ou nada do tipo, mas em ações concretas para atingir seus novos objetivos.    

LEIA MAIS: Como ser feliz apesar dos problemas? 3 atitudes simples que mudarão sua vida!

Pratique o autocuidado

Para começar do zero, é imprescindível cuidar de você! Obviamente, seu foco tende a manter-se em como conquistar suas novas metas, mas é preciso, sobretudo, manter uma rotina que mantenha a sua saúde mental e física. Por exemplo:

  • alimentação saudável 
  • exercícios físicos diários 
  • leitura 
  • praticar seus hobbies
  • manter-se perto de quem gosta de você 

Tais práticas funcionam como um mimo e até ajudam a manter sua motivação aquecida. 

Prepare seu novo caminho 

Sabe aquele ditado que sugere que você pegue os limões que a vida te deu e faça uma caipirinha? Coloque em prática! Pratique o autocuidado, lembre-se do seu próprio valor e inicie seu novo caminho com foco. Lembre-se de que você é uma flecha e esse recuo só serviu para te dar mais impulso. Boa sorte!

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

 

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.