Como curtir a vida sozinho? 11 dicas para amar sua própria companhia!

Amar a si mesmo é o primeiro passo para uma vida mais feliz 

Você já percebeu que, quando saímos de um relacionamento, o primeiro passo é sair para a pegação? E, por que não, mudar essa tendência para aprender como curtir a vida sozinho? Você vai ver que isso, não só é possível como também necessário! 

Há quem diga que a vida de solteiro tem prazo de validade. Mas, não estar em um relacionamento é o momento ideal para promover o autoconhecimento. Pois, curtir a própria companhia nos permite entender nossos próprios gostos e nos olhar com mais carinho. 

Então, sabe qual é a consequência direta disso? Evitar a dependência emocional traduzida por relações tóxicas apenas por pensar ser impossível não curtir a vida sozinho. Você verá como isso é plenamente possível com as dicas a seguir. 

Como curtir a vida sozinho – dicas que você precisa conhecer 

Cultivar a própria companhia é o caminho para o autoconhecimento e futuramente construir relacionamentos mais saudáveis. 

Preste atenção em você 

Parece estranho, mas você já parou para se observar? Analisar o que pensa sobre determinados assuntos, suas reações diante de situações específicas, quais são suas fragilidades, entre outros aspectos. Uma dica é praticar o mindfulness, método que explora  atitudes mental e corporal, ajudando a compreender que há situações fora de nosso controle. 

Porém, tente fazer isso sem se punir ou criticar tanto e, se for necessário, busque ajuda profissional. 

Cuide-se mais

Não espere o cuidado de outras pessoas, isso precisa vir de você. Mas, não se engane com aquele vestido novo ou celular de ponta para exibir aos amigos no bar. Pois, cuidar de você é dormir bem, adotar hábitos saudáveis e promover sensações que realmente lhe façam bem. Ou seja, foque na sua saúde, alimentação e autoestima.  

Mas, se tem aquela preguicinha de ir à academia, por exemplo, comece passeando com o pet. Uma voltinha com o cachorro no parque já dá uma movimentada no corpo.   

Preste atenção no presente 

Você não tem uma máquina do tempo para mudar o passado ou o futuro, portanto, concentre-se no presente. Focar no que está vivendo tem o poder enorme de destruir os pensamentos negativos e consequentemente afastar o mau humor. E o que isso tem a ver com curtir a vida sozinho?

Os pensamentos negativos deixarão de ser associados ao fato de estar só e, com isso, você enxergará a vida sob ângulos diferentes.  

Faça coisas novas 

Parece clichê. Mas, busque novas experiências. Por exemplo, cursos, viagens, livrarias, hobbies ou passeios. Além disso, faça um curso de culinária, comece uma nova aula de dança, vá ao cinema em horários diferentes, mude o restaurante que almoça, o happy hour após o trabalho e ou até a padaria. 

Por fim, a ideia é dar uma movimentada na rotina para conhecer gente nova e se abrir a novas possibilidades. 

Cultive novos vínculos 

Ao se abrir para novos hobbies, a pessoa pode construir novas conexões e conhecer pessoas diferentes. Isso não significa necessariamente relacionamentos amorosos, apenas vivências e amizades distintas daquelas a que estava acostumada. 

Por exemplo, vale apostar até em fóruns da internet, mas aqueles relacionados a hobbies saudáveis, como clubes de vinho e livros, por exemplo. 

LEIA MAIS:

Use aromaterapia

A aromaterapia, como o próprio nome já diz, é um tipo de terapia que utiliza óleos extraídos de frutos, flores, folhas e caules para promover o conforto físico e psicológico por meio dos aromas. A proposta é, com o cheiro, ativar sensações pelo sistema nervoso e, no caso, a indicação é a bergamota. 

Além disso, o aroma ativa o otimismo e autoconfiança. Por isso, dá aquele empurrãozinho para curtir a vida sozinho porque ajuda no equilíbrio emocional. 

Realize um sonho antigo

Sabe aquele desejo antigo para o qual sempre arrumou desculpas para não realizar? Então, que tal buscar meios para concretizá-lo? Portanto, planeje para fazer aquela viagem dos sonhos, aprender o idioma que pretende e tocar aquele instrumento musical guardado no armário. 

Explore sua própria cidade 

Você conhece aquele café novo que abriu no seu bairro? Ou aquele museu que conta a história da sua cidade? Então que tal tirar um dia da semana para turistar onde mora? Há tanto o que explorar no município em que vivemos e, tantas vezes, passa batido! Que tal curtir esse passeio no seu tempo, sem cobrança?

Viaje! 

Uma das melhores formas de curtir a vida sozinho é viajando! Você traça o seu próprio roteiro, conhece os lugares no seu tempo, sem cobranças e julgamentos. Além disso, não precisa depender da data em que cada companheiro de viagem pode embarcar! 

Vá ao cinema 

Outro momento solo perfeito é ir ao cinema. Você pode chorar que ninguém vê ou rolar de rir sem correr o risco de parecer ridículo. Ah, e longe de parecer sovina, mas a pipoca vai ficar todinha para você! 

Maratone filmes e séries 

Deu aquela preguiça de sair de casa? Outra forma de como curtir a vida sozinho é maratonar seus filmes e séries favoritos pelo tempo que quiser. 

 

Há muito o que fazer para curtir a vida sozinho e amar sua própria companhia. As relações humanas são importantes e devemos sempre priorizar as mais saudáveis, sem dependência emocional. 

você pode gostar também
1 comentário
  1. Ana Carla Timóteo Diz

    Muito interessante estas dicas de como curtir a vida sozinho, gostei!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais