DicasNotícias

Estão de olho em você! Como descobrir e remover aplicativos espiões no celular?

Estão de olho em você! Como descobrir e remover aplicativos espiões no celular?
By     -   On

Os avanços tecnológicos têm trazido muitas facilidades para a nossa vida cotidiana.

No entanto, como em tudo na vida, há um lado negativo que não pode ser ignorado. Os celulares, por exemplo, estão vulneráveis a ataques virtuais, como os aplicativos espiões.

Spywares e stalkerwares são programas maliciosos que visam obter informações pessoais das vítimas, incluindo senhas, dados bancários e monitorar suas atividades.

Enquanto os spywares têm como objetivo coletar informações em geral, os stalkerwares são utilizados para espionar indivíduos específicos, frequentemente associados a casos de assédio em relacionamentos.

Ambos são considerados verdadeiras ameaças, e é importante saber como identificá-los em seu celular para se protege

LEIA MAIS: Quer encontrar seu sósia? ESTES aplicativos fazem o trabalho para você

Como descobrir

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado em seu celular, é preciso prestar atenção em alguns sinais de alerta.

Antes de qualquer coisa, é importante estar atento a sinais de possíveis problemas de segurança em seu smartphone.

Para isso, fique atento a comportamentos anormais, como lentidão, travamentos frequentes ou um consumo excessivo de bateria e dados.

Embora esses sintomas possam ter outras causas, softwares maliciosos geralmente operam em segundo plano constantemente, o que pode resultar em comportamentos estranhos do dispositivo.

O próximo passo é realizar uma varredura em busca de aplicativos desconhecidos ou suspeitos.

Para isso, acesse as configurações do sistema e analise cada aplicativo instalado em seu dispositivo.

Esteja atento a apps que você não reconheça ou que possuam nomes genéricos, pois podem ser disfarces para softwares maliciosos.

Lembre-se de que algumas fabricantes têm seus próprios aplicativos pré-instalados e que esses softwares podem ser ocultos em interfaces personalizadas.

No caso de suspeita de aplicativos espiões em celulares Android, uma opção é utilizar um antivírus confiável para fazer a varredura e remoção dos aplicativos maliciosos.

É importante ter cautela ao remover manualmente aplicativos de um dispositivo, para evitar a exclusão acidental de apps importantes.

Além disso, é importante lembrar que a restauração das configurações de fábrica resulta na perda de todos os dados armazenados no dispositivo.

Nos dispositivos iOS, a probabilidade de encontrar aplicativos espiões é menor devido às restrições de segurança impostas pela Apple.

No entanto, ao realizar o jailbreak, essas restrições são removidas, o que pode tornar o dispositivo vulnerável à instalação de softwares maliciosos.

Por fim, gostou deste artigo? Então não perca a oportunidade de aprender algo novo hoje acessando o Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.