Brazil Greece

»

»

5 dicas para não cair nas pegadinhas das cartas de vinhos dos restaurantes

| Em 13/08/2023 às 11:00

Se você já se viu diante de uma carta de vinhos repleta de opções indecifráveis e termos desconhecidos, você não está sozinho.

A escolha de um vinho em um restaurante muitas vezes parece um desafio digno de um mestre sommelier.

Mas não se preocupe, estamos aqui para desmistificar esse processo e tornar sua experiência de enogastronomia mais prazerosa e confiante. Por isso, listamos algumas dicas de como escolher o vinho certo!

Saiba como escolher o vinho certo

1. Aprenda a arriscar

Quem nunca optou por um vinho conhecido ou um preço amigável para evitar o desconhecido? Saia da sua zona de conforto e arrisque!

Em vez de escolher os rótulos tradicionais, opte por algo diferente, como uma uva menos convencional. Muitas vezes, essas escolhas únicas são pensadas para surpreender e elevar sua experiência.

LEIA MAIS: 6 alimentos para lá de inusitados que combinam com vinho e você não sabia

2. Pense geograficamente

A conexão entre vinho e comida é vital. Em vez de fixar-se na procedência do vinho, direcione sua atenção aos ingredientes do prato.

Quer seja um risoto cremoso ou uma carne, existe um vinho na região apropriada capaz de elevar sua refeição. Acompanhe a origem dos ingredientes para descobrir a harmonização perfeita.

3. O sommelier

Ele é seu aliado discreto na escolha. Comece definindo seu orçamento e deixe o sommelier compartilhar suas sugestões.

Eles possuem conhecimento não apenas dos vinhos, mas também da atmosfera do local, assegurando uma escolha que se integra perfeitamente à experiência.

LEIA MAIS: Rolha difícil de tirar? Veja a forma mais fácil de abrir o vinho sem quebrar a rolha

4. Faça uma boa escolha da safra

Não se sinta pressionado a escolher a safra perfeita. Para a maioria das ocasiões, vinhos mais jovens são mais do que adequados. Desde que você opte por safras recentes, a qualidade está assegurada. No entanto, para momentos especiais, explorar safras mais antigas pode adicionar um toque de elegância à experiência.

LEIA MAIS: Comidas e bebidas que a gente adora e foram inventadas acidentalmente

5. Torne o momento divertido

Esse momento de escolha deve ser prazeroso, não intimidante. Cartas de vinhos bem estruturadas simplificam o processo. Categorias distintas, como espumantes, brancos refrescantes e tintos suaves, tornam a seleção uma jornada agradável e prazerosa.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

  • Agência Texty

    Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.

Tags: bebidas | vinhos

RECENTES

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Panificio Fiore 1508, nossa experiência na alma da Puglia em uma focaccia

Bari é um convite irresistível para a gastronomia do sul da Itália. Como já falamos por aqui, conhecemos Bari vindo da Grécia, a caminho da Croácia. E, depois de ancorarmos vindos de Corfu e antes de seguirmos para Dubrovnik, descobrimos que a verdadeira essência de...

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

O que não deixar de fazer em Maragogi? Um gringo conhece e diz

Antes de chegar ao Brasil, eu não tinha ideia do que era o Nordeste, como quase todos os europeus que conhecem só o Rio de Janeiro, São Paulo e a floresta Amazônica. Mas, se você é casado com uma brasileira, não tem como escapar de descobrir. Por causa do nosso...

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Por que viajar sozinho para a Grécia? Grego dá razões para te convencer

Nos últimos anos, viajar sozinho se tornou algo muito popular. Apesar disso, muitas pessoas ainda querem experimentar, mas hesitam. Não há dúvida de que viajar com companhia é muito mais fácil, mas acredite, se você tentar, certamente não se arrependerá. Como grego...

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Você sabe como higienizar a sua escova de cabelo? Confira

Cuidar do cabelo não envolve apenas bons produtos, hidratação frequente ou uma rotina bem planejada. Um detalhe simples, muitas vezes esquecido, pode fazer diferença no dia a dia: a limpeza da escova de cabelo. Assim como os pincéis de maquiagem precisam ser lavados...

0 comentários