Dicas

Como manter a qualidade das fotos no Instagram? 8 dicas para um feed incrível!

Como manter a qualidade das fotos no Instagram? 8 dicas para um feed incrível!
By     -   On

As redes sociais inegavelmente ocuparam espaço considerável na vida das pessoas. Isso inclui, por exemplo, o registro de momentos especiais para mostrar ao mundo. Porém, não é apenas postar as imagens, mas fazer bem feito! Se você quer deixar seu feed digno de uma celebridade, confira nossas dicas de como manter a qualidade das fotos no Instagram.

Entrar em um perfil no Instagram e ver aquele feed organizadinho, com fotos milimetricamente pensadas para causar boa impressão é incrível, né? Com certeza, há profissionais envolvidos nessa estratégia, um privilégio que não é para todos! O que não significa, porém, que você não possa ter, também, um perfil de qualidade.

Principalmente para quem trabalha com mídias sociais, design ou fotografias, as redes funcionam como um portfólio. Mas, mesmo quem não atua na área muitas vezes se decepciona ao tirar uma foto incrível e, ao postar, não ter a mesma qualidade. Por isso, trouxemos dicas para resolver esse problema!

Como manter a qualidade das fotos no Instagram

A seguir, trazemos dicas para que as fotos no seu Instagram tenham qualidade profissional. E não se preocupe, pois são estratégias simples!

Habilite as permissões da câmera

Um dos maiores desafios do Instagram é melhorar a qualidade das fotos direto da câmera do app. E sabe por que a foto não fica tão boa? Em razão do acesso que a rede social tem às funções da câmera nas diferentes versões dos aparelhos que operam no sistema Android.

Logo, se você quiser tirar a foto direto da câmera do Instagram, uma alternativa é habilitar as permissões da câmera, inclusive as especiais.

LEIA MAIS:

Dê um tempo nos filtros e figuras

Por mais bonitinhos que sejam, uma das dicas para manter a qualidade das fotos no Instagram é evitar o uso dos filtros e figuras. Isso porque os elementos reduzem a qualidade da imagem, principalmente quando você tira a foto direto da câmera do app.

Em contrapartida, há filtros nas ferramentas de edição de imagem que melhoram a nitidez e, consequentemente, a qualidade. Vale dar uma olhada nas funcionalidades do seu aparelho.

Use as funcionalidades da câmera

Parece óbvio, mas para melhorar a imagem das suas fotos, dê preferência à câmera do seu próprio celular. Daí, é usar os recursos, por exemplo, de processamento, luz, enquadramento, entre outras funções.

Preste atenção no formato

Normalmente, os arquivos de imagem são salvos no formato JPG. Isso se dá, sobretudo, pela proporção entre compressão e qualidade. Aliás, este é o formato padrão do Instagram. Deste modo, qualquer um dos listados abaixo será convertido no ato da postagem:

  • PNG
  • TIFF
  • HEIF
  • Bitmap

Durante a conversão, pode ser que haja queda na qualidade da imagem.

Obedeça ao tamanho ideal

Cada rede social tem um parâmetro de suporte para os arquivos de mídia. Em outras palavras, cada rede tem um tamanho ideal para as imagens. Deste modo, uma das dicas de como manter a qualidade das fotos no Instagram é avaliar o tamanho da foto que você tirou.

Inicialmente, é importante acompanhar as atualizações do app, uma vez que a rede está em constante aperfeiçoamento. Mas, via de regra, há três formatos a considerar:

  • retrato ou portait: é aquele formato vertical, cujo tamanho mínimo é de 480×600 pixels. Contudo, para uma foto perfeita, a recomendação é adotar o tamanho 1080×1350 pixels.
  • paisagem ou landscape: é a foto horizontal cujo tamanho mínimo é o de 600×320 pixels. Mas, o ideal é priorizar imagens de 1080×566 pixels.
  • quadrado ou square: uma antiga exclusividade do Instagram, o formato segue entre as opções do usuário. Ainda que o tamanho mínimo seja de 600×600 pixels, os resultados são melhores com 1800×1800 pixels.

Lembre-se de que, caso você tente postar uma foto de resolução superior, o Instagram imediatamente fará o ajuste para 1800 pixels de largura.

Respeite a proporção na hora de compartilhar

Por vezes, você também vai postar fotos recebidas por compartilhamento. Logo, isso também vai influenciar na qualidade ao publicar no Instagram. A rede social traz consigo uma taxa de proporção e, caso não for respeitada, pode cortar a imagem.

  • landscape: taxa de 1,91:1 (recomendada) até 16:9
  • portrait: proporção de 4:5
  • square: proporção de 1:1

O app também ajusta a resolução original, caso a foto compartilhada tenha largura entre 320 e 1080 pixels. Entretanto, é preciso que as dimensões estejam entre 566 e 1350 pixels de altura, 1080 pixels de largura, além da taxa de proporção entre 320 e 1080 pixels.

Tente fazer o upload do computador

Caso a imagem esteja na sua máquina, e não no aparelho de celular, tente fazer o upload direto, e não por compartilhamento. Para isso, faça o seguinte:

  1. acesse a rede social após abrir o navegador Google Chrome
  2. em seguida, acione as teclas Ctrl + Shift + i
  3. logo ao lado, uma janela com os códigos do Instagram será aberta à direita e, nela, é necessário clicar no ícone de celular
  4. quando a tela simular um smartphone, volte à página do Instagram e clique no ícone +, logo na barra inferior. É aí que você fará a postagem na rede social direto pelo WhatsApp

Esta é uma das formas de como manter a qualidade das fotos do Instagram.

Mantenha o app atualizado

Por fim, uma das formas de como manter a qualidade das fotos no Instagram é seguir as atualizações. As versões mais recentes portam as recomendações quanto a formatos e resoluções ideais para as imagens.

Por que a qualidade das fotos cai no Insta?

Acima, vimos como manter a qualidade das fotos no Instagram. Mas, você já parou para se perguntar por que isso é preciso? Por que a qualidade das fotos cai no Instagram? Principalmente, em alguns dispositivos, isso parece ser ainda mais nítido.

Em primeiro lugar, a rede social aparentemente tem alguma dificuldade em acessar configurações de câmera mais avançadas. Por exemplo, Live Picture, 4K e HDR. Ao mesmo tempo, funcionalidades que a gente adora também podem afetar.

Aquele filtro que você aplica achando que a foto fica mais bonita, na verdade, acaba reduzindo a qualidade da imagem. O mesmo vale para adesivos e outros efeitos que o Insta disponibiliza.

Em suma, ao saber como manter a qualidade das fotos no Instagram, você precisa atentar-se ao formato, resolução e tamanho da imagem. Se possível, fazer o upload direto do computador, caso esteja armazenada na máquina.

Ainda na tecnologia, confira modelos de notebook perfeitos para quem quer estudar e como ganhar dinheiro assistindo a vídeos pelo YouTube.

 

 

 

 

 

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais.É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.