Como parar de roer as unhas? E por que você deve parar agora mesmo? 5 Dicas!

Neste artigo, você vai conferir dicas preciosas para parar de roer as unhas com mais facilidade!

Existem pessoas que roem as unhas por causa de um momento de ansiedade ou estresse, enquanto outras fazem isso apenas pela força do hábito. No entanto, o que muitas delas têm em comum é o desejo de saber como parar de roer as unhas. Por isso, no artigo de hoje, nós separamos as melhores dicas para você parar com esse hábito com mais facilidade e exatidão. Então, acompanhe-nos nessa leitura até o final e confira!

Por que parar de roer as unhas?

Antes de tudo, vamos te contar por que roer as unhas faz mal e é um hábito que deve ser evitado. Acontece que o ato de mordiscar as unhas repetidas vezes está associado a diversos problemas de saúde.

Dentre eles, podemos destacar o maior risco do aparecimento de cáries, uma vez que, ao roer as unhas, o esmalte dentário fica desgastado, diminuindo a resistência dos dentes.

Além disso, roer as unhas afeta todo um sistema que abrange os dentes, língua, vasos sanguíneos, nervos, músculos e ossos, se tornando um fator de risco para as disfunções na articulação temporomandibular. Assim, o indivíduo pode passar a apresentar dores de cabeça e nos músculos da face contínuas.

E como parar de roer as unhas?

Logo abaixo, nós colocamos 5 dicas infalíveis para você parar de roer as unhas e prevenir os problemas que esse hábito pode causar. Confira!

Hidrate as mãos

Quem tem o hábito de roer as unhas, sabe que aquela “pelinha”, muitas vezes, parece irresistível. Com isso, manter as mãos sempre bem hidratadas ajuda a evitar o ressecamento das cutículas e, consequentemente, essas pelinhas.

LEIA MAIS:

Fique atento(a) aos gatilhos

O ato de roer as unhas pode ser um sinal de ansiedade, insegurança, medo ou estresse. Saber identificá-los é fundamental para tratá-los sem sobrecarregar as suas unhas.

Peça ajuda

Ao decidir parar de roer as unhas, leve a sua decisão a sério! Para isso, você pode contar com pessoas próximas para te ajudar a se policiar e prevenir as recaídas.

Lixe as unhas

Manter as unhas lixadas pode acabar com aquela vontade de roer os “cantinhos” das unhas ou as “lasquinhas”.

Consulte um especialista

Por fim, se a causa desse hábito estiver relacionada à ansiedade ou outros problemas psicológicos, o ideal é consultar um especialista para te ajudar a trabalhar na raiz do problema.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Brazil Greece!

você pode gostar também