O mel que combate o envelhecimento, a ansiedade e faz perder peso – Veja!

Rico em antioxidantes, o mel protege as células do envelhecimento e regula o colesterol

Você sabia que o mel grego é considerado como o melhor do mundo? Isso se deve ao seu sabor puro, doce e os comprovados benefícios nutricionais. Por isso, foi largamente usado como ingrediente de produtos de beleza e medicinais. Confira quais são os benefícios do mel grego para a sua pele e saúde! 

Há tempos, o mel é apreciado pelo sabor doce, e propriedades curativas e nutritivas. Os gregos afirmam serem os primeiros a usar o mel nos produtos de beleza, desde máscaras faciais e xampus até cremes para o corpo.  

Ainda hoje, o mel é encontrado nos armários de cozinha, restaurantes e como matéria-prima para inúmeros cosméticos. Para entender esse apelo todo pelo mel grego, basta conferir os inúmeros benefícios que ele traz para a saúde. 

Por que o mel grego é bom para a saúde?

O mel é rico em antioxidantes, logo, protege as células do envelhecimento precoce, além de regular os níveis de colesterol e triglicérides. Assim, reduz o risco de doenças cardíacas. Outro ponto a favor o mel é que abaixa a pressão sanguínea e tem propriedades antibacterianas. Por isso, é tão usado para o tratamento da tosse e dor na garganta. 

Também é usado como adoçante natural, em substituição ao açúcar cristal. Deste modo, mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue. 

Benefícios do mel grego  

Agora que você já sabe porque o mel é bom para a pele e saúde, vejamos os benefícios de forma mais detalhada. 

Ação anti-inflamatória e antibacteriana 

Na Grécia Antiga, era comum aplicar o mel nas feridas da cutâneas para prevenir inflamações e infecções. Hoje, ele é usado para combater a erupções, acne e prevenir infecções que possam causar cicatrizes faciais. Não só isso! O mel grego ainda: 

  • esteriliza feridas em geral 
  • trata úlceras nos pés (especialmente dos diabéticos, ao combater germes e regenerar tecidos) 
  • cura as lesões provocadas pelo herpes
  • trata bactérias resistentes a antibióticos 

LEIA MAIS:

Ação antienvelhecimento 

Além da cicatrização, o mel age na produção de colágeno, fazendo dele um poderoso aliado contra o envelhecimento precoce. Além disso, as enzimas do mel o tornam ótimo para a esfoliação facial natural e suave.

Fortalece o sistema imunológico

Outro benefício do mel para a saúde é a ação antioxidante que protege o corpo na redução dos riscos de infarto, derrame e até o tratamento de alguns tipos de câncer, por exemplo, dos rins. Também age na promoção da saúde ocular. 

Reduz inflamações

Já viu que quando estamos com dor de garganta ou gripados, a recomendação é tomar mel? Isso porque o mel grego tem forte ação anti-inflamatória, por isso, reduz a inflamação na garganta e pulmões. Consequentemente, age contra o inchaço e descongestiona.  

LEIA MAIS:

Tratamento de hemorroidas 

Graças à ação analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante e anti-microbiana, o mel grego é um remédio potente no tratamento das hemorroidas. Quando misturado ao azeite e cera de abelha, principalmente, alivia a dor e coceira, além de reduzir o sangramento.

Atua no sistema vascular 

Como reduz a formação de coágulos e aumenta o fluxo sanguíneo, o mel reduz a pressão arterial, evitando doenças cardíacas. Ainda nesse sentido, diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumenta do colesterol bom (HDL). Outro benefício importante é diminuir os triglicérides ao ser substituído pelo açúcar comum.   

Bom para o trato gastrointestinal 

Mais um dos benefícios do mel grego, favorecem a microbiota intestinal ao nutrir as bactérias boas. Consequentemente, ajuda a digestão e, claro, a saúde em geral. Por isso, pode ser usado para combater diarreia, problemas digestivos em geral e tratamento de úlceras gástricas. 

LEIA MAIS:

Ajuda nas crises de ansiedade 

O mel, ao substituir o açúcar comum, reduz os níveis de ansiedade, além de melhorar a memória. Tanto que pesquisas renomadas vêm sinalizando os efeitos positivos do mel grego na memória de mulheres que passam ou já passaram pela menopausa. 

Combate a obesidade 

Por fim, o mel grego combate a obesidade porque controla os níveis de açúcar e gordura no sangue. Também age nas inflamações e, consequentemente, ajudam na manutenção do peso. Principalmente se substitui o açúcar comum.  

 Os benefícios do mel grego para sua saúde e pele são inúmeros, sem falar no sabor doce e suave. Por isso, é tão usado, desde a Grécia Antiga, na cozinha, medicina e estética. Não à toa, se junta ao azeite grego, considerado o melhor do mundo, na herança que o país dá ao mundo para a longevidade e saúde. 

 Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Brazil Greece e se inscreva para ficar por dentro das novidades!

 

 

  

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais