Medicina Grega: 8 Remédios Caseiros que irão te salvar no seu dia a dia!

Se a dieta mediterrânea é milagrosa, espera até ver a medicina natural da Grécia!

Todo mundo fala maravilhas da dieta mediterrânea, motivo inclusive da longevidade dos gregos. O que não se fala muito, entretanto, é sobre os remédios caseiros gregos que trazem a cura para várias doenças. Desde um simples resfriado a queimaduras e náuseas, receitas milagrosas são transmitidas de geração em geração há séculos.

A sabedoria e vasta experiência faz com que as avós e mães gregas se tornem especialistas nas soluções para os problemas modernos. Receitas que mostram que, apesar de toda a evolução tecnológica,  a sabedoria popular ainda prevalece. 

8 remédios caseiros gregos para resolver seus problemas

Ah, você ainda é do tipo fiel à ciência? Pois saiba que os próprios cientistas reconhecem a importância dos remédios tradicionais. Mais ainda, o efeito positivo que as receitas das avós trazem para a saúde.

Remédios caseiros para a gripe

Aquela canja de galinha quentinha preparada pela vovó, além de reconfortante, é um santo remédio para a gripe! O prato tem substâncias com propriedades anti-inflamatórias leves que ajudam a reduzir os sintomas do resfriado. Além disso, o próprio calor da sopa alivia o congestionamento ao soltar o muco.

Duvida da sabedoria ancestral? Então, dê uma olhada no estudo divulgado pelo Chest Journal.

Água salgada para garganta inflamada

Sua avó já te mandou gargarejar água salgada ao te ouvir reclamar da dor de garganta? Ela sabia do que estava falando! A água salgada alivia dores de garganta, além de prevenir infecções do trato respiratório superior. A eficácia foi comprovada por estudos divulgados pelo American Journal of Preventive Medicine

Leite fresco para queimadura

O ardor provocado pela queimadura é uma sensação extremamente dolorosa, não é? Se sua avó recomenda colocar leite fresco, obedeça! Segundo Arielle Kauvar, diretora da New York Laser & Skin Care e professora de dermatologia clínica, as proteínas do leite têm propriedades anti-inflamatórias.

A especialista, inclusive, aconselha os pacientes a molhar a toalha em uma tigela com mistura, em partes iguais, de leite e água. A recomendação é fazer compressas na região afetada de dez a 15 minutos. 

LEIA MAIS:

Chá de gengibre para náusea

O chá de gengibre fresco alivia a sensação de náusea, principalmente se adoçado com açúcar mascavo. Isso é o que dizem as avós gregas, corroboradas pelo acupunturista Jeff Gould. Sem falar que o gosto é bem bom, né? Porém, essa crença tem até uma raiz histórica, lá da Grécia Antiga. 

Naquela época, acreditava-se que a cura de plantas medicinais se relacionava à aparência dos respectivos órgãos humanos. No caso do gengibre, por exemplo, isso se pela semelhança com o estômago, aliviaria doenças digestivas. E não é que os gregos antigos tinham razão quanto ao uso do tubérculo?

LEIA MAIS: Confira As 29 Superstições Gregas Mais Interessantes!

Picada de Inseto? Esfregue um cubo de gelo!

Olha, poucas coisas são tão irritantes quanto as picadas de inseto, não é mesmo? Porém, esfregar cubos de gelo na região é muito eficaz! Além de refrescante, o gelo reduz a coceira e o inchaço. Simples e acessível! 

Febre

A febre é o indicativo de que alguma coisa não está normal no seu corpo! Desde que não atinja um grau extremo, trata-se da reação do corpo enquanto o sistema imunológico luta contra um vírus ou uma bactéria. Para aliviar a sensação febril, as avós sempre sugerem um banho morno e compressas frias na testa. 

Mel para a tosse

O mel é um poderoso remédio contra a tosse, por isso, sua avó sempre te dava uma colherinha depois daquelas crises incessantes. A prática tem comprovação científica, em estudos que mostram que ingerir uma colher de chá de mel trinta minutos antes de dormir reduz a tosse. Porém, só em crianças com mais de dois anos.  

Eczemas e pele seca

Por fim, o último da nossa lista de remédios caseiros gregos!

Aveia é um alimento nutritivo para um café da manhã reforçado, mas não só isso! Pesquisa publicada no Journal of Drugs in Dermatology confirmou que o cereal tem propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Isso significa que, quando estiver com a pele muito seca ou irritada, pode ser bastante útil! 

Se tiver uma banheira em casa, jogue um pouco de aveia e permaneça no banho por vinte minutos. Você literalmente vai sentir a diferença na pele! Não à toa, há tantos cremes hidratantes cuja fórmula leva aveia. 

Viu só, como os remédios caseiros são peças fundamentais na medicina grega graças à sua eficiência? Ainda que os estudos tenham evoluído tanto, é sempre importante confiar na destreza da sabedoria popular!

Porém, os remédios caseiros não substituem em hipótese alguma a necessidade de procurar uma orientação de um profissional de saúde habilitado para isso.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais assuntos interessantes no site Brazil Greece e não deixe de se inscrever para se manter atualizado(a)!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais