Todo mundo fala maravilhas da dieta mediterrânea, motivo inclusive da longevidade dos gregos. O que não se fala muito, entretanto, é sobre os remédios caseiros gregos que trazem a cura para várias doenças. Desde um simples resfriado a queimaduras e náuseas, receitas milagrosas são transmitidas de geração em geração há séculos.
A sabedoria e vasta experiência faz com que as avós e mães gregas se tornem especialistas nas soluções para os problemas modernos. Receitas que mostram que, apesar de toda a evolução tecnológica, a sabedoria popular ainda prevalece.
8 remédios caseiros gregos para resolver seus problemas
Ah, você ainda é do tipo fiel à ciência? Pois saiba que os próprios cientistas reconhecem a importância dos remédios tradicionais. Mais ainda, o efeito positivo que as receitas das avós trazem para a saúde.
Remédios caseiros para a gripe
Aquela canja de galinha quentinha preparada pela vovó, além de reconfortante, é um santo remédio para a gripe! O prato tem substâncias com propriedades anti-inflamatórias leves que ajudam a reduzir os sintomas do resfriado. Além disso, o próprio calor da sopa alivia o congestionamento ao soltar o muco.
Água salgada para garganta inflamada
Sua avó já te mandou gargarejar água salgada ao te ouvir reclamar da dor de garganta? Ela sabia do que estava falando! A água salgada alivia dores de garganta, além de prevenir infecções do trato respiratório superior. A eficácia foi comprovada por estudos divulgados pelo American Journal of Preventive Medicine.
Leite fresco para queimadura
O ardor provocado pela queimadura é uma sensação extremamente dolorosa, não é? Se sua avó recomenda colocar leite fresco, obedeça! Segundo Arielle Kauvar, diretora da New York Laser & Skin Care e professora de dermatologia clínica, as proteínas do leite têm propriedades anti-inflamatórias.
A especialista, inclusive, aconselha os pacientes a molhar a toalha em uma tigela com mistura, em partes iguais, de leite e água. A recomendação é fazer compressas na região afetada de dez a 15 minutos.
LEIA MAIS:
- Conheça A Salada Grega, O Prato Grego Favorito Dos Turistas Na Grécia!
- Como Era O Corpo Na Grécia Antiga?
Chá de gengibre para náusea
O chá de gengibre fresco alivia a sensação de náusea, principalmente se adoçado com açúcar mascavo. Isso é o que dizem as avós gregas, corroboradas pelo acupunturista Jeff Gould. Sem falar que o gosto é bem bom, né? Porém, essa crença tem até uma raiz histórica, lá da Grécia Antiga.
Naquela época, acreditava-se que a cura de plantas medicinais se relacionava à aparência dos respectivos órgãos humanos. No caso do gengibre, por exemplo, isso se pela semelhança com o estômago, aliviaria doenças digestivas. E não é que os gregos antigos tinham razão quanto ao uso do tubérculo?
LEIA MAIS: Confira As 29 Superstições Gregas Mais Interessantes!
Picada de Inseto? Esfregue um cubo de gelo!
Olha, poucas coisas são tão irritantes quanto as picadas de inseto, não é mesmo? Porém, esfregar cubos de gelo na região é muito eficaz! Além de refrescante, o gelo reduz a coceira e o inchaço. Simples e acessível!
Febre
A febre é o indicativo de que alguma coisa não está normal no seu corpo! Desde que não atinja um grau extremo, trata-se da reação do corpo enquanto o sistema imunológico luta contra um vírus ou uma bactéria. Para aliviar a sensação febril, as avós sempre sugerem um banho morno e compressas frias na testa.
Mel para a tosse
O mel é um poderoso remédio contra a tosse, por isso, sua avó sempre te dava uma colherinha depois daquelas crises incessantes. A prática tem comprovação científica, em estudos que mostram que ingerir uma colher de chá de mel trinta minutos antes de dormir reduz a tosse. Porém, só em crianças com mais de dois anos.
Eczemas e pele seca
Por fim, o último da nossa lista de remédios caseiros gregos!
Aveia é um alimento nutritivo para um café da manhã reforçado, mas não só isso! Pesquisa publicada no Journal of Drugs in Dermatology confirmou que o cereal tem propriedades hidratantes e anti-inflamatórias. Isso significa que, quando estiver com a pele muito seca ou irritada, pode ser bastante útil!
Se tiver uma banheira em casa, jogue um pouco de aveia e permaneça no banho por vinte minutos. Você literalmente vai sentir a diferença na pele! Não à toa, há tantos cremes hidratantes cuja fórmula leva aveia.
Viu só, como os remédios caseiros são peças fundamentais na medicina grega graças à sua eficiência? Ainda que os estudos tenham evoluído tanto, é sempre importante confiar na destreza da sabedoria popular!
Porém, os remédios caseiros não substituem em hipótese alguma a necessidade de procurar uma orientação de um profissional de saúde habilitado para isso.
Gostou deste artigo? Então confira muito mais assuntos interessantes no site Brazil Greece e não deixe de se inscrever para se manter atualizado(a)!
0 comentários