Brazil Greece

»

»

Pré-Diabetes tem cura? Saiba o que Fazer para tratar!

| Em 13/12/2023 às 22:09

Será que pré-diabetes tem cura? Confira a seguir!

O pré- diabetes corre quando os seus níveis de glicose no sangue estão acima dos normais. Mas não tão altos a ponto de ser você ser considerado diabético.

Porém, caso você tenha pré-diabetes, isso significa que você tem um risco cardiovascular aumentado e um maior risco de desenvolver Diabetes Tipo 2.

Mas, a boa notícia é que, basta algumas mudanças no estilo de vida para que você controle essa condição!

Quais os risco do pré-diabetes?

Basicamente o risco maior é o de desenvolver a diabetes tipo 2, que pode causar:

  • Ataque cardíaco ( infarto)
  • Derrame (acidente vascular encefálico).
  • Lesão nos olhos (e até cegueira)
  • Doenças nos rins ( causando insuficiência renal, por exemplo)
  • Lesão nos pés ( podendo causar úlcera, amputação e dor crônica intratável)

Mas como saber se eu tenho chances de ter pré-diabetes?

Alguns fatores aumentam as suas chances de ter diabetes, dentre eles:

  • Sedentarismo
  • Ter familiares próximos com diagnóstico de diabetes
  • Dieta rica em carboidratos refinados, doces, processados
  • Dieta pobre em frutas e vegetais
  • Obesidade
  • Mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos
  • Mulheres que tiveram diabetes gestacional

Quais são os sintomas do pré-diabetes?

Em geral, quem tem pré-diabetes não apresenta sintomas. Mas,  algumas vezes, pode ser que apresente uma região de pele mais escurecida na região das axilas ou próximo a algumas dobras e articulações corporais, como joelho e pescoço.

Como tratar?

Agora, a boa notícia é que o tratamento basicamente só depende de você!

Pois, na maioria das vezes uma mudança de estilo de vida, associada à perda de peso já é o suficiente!

Mudança de estilo de vida

Alimentação saudável

Reduza o consumo de carboidratos refinados. Por exemplo, reduzindo o consumo de pão branco, arroz branco, batata e macarrão.

Prefira carboidratos complexos e alimentos integrais. Mas sempre confira no rótulo se eles não contêm açúcar.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.

Prefira comer a fruta ao invés de tomar o suco da fruta. Pois, o suco, mesmo o natural, é rico em frutose, um tipo de açúcar. Além disso, não se esqueça que você usará uma maior quantidade de frutas para prepará-lo. Portanto, é bem melhor comer a fruta inteira.

Coma mais frutas e vegetais, prefira comê-los com a casca. Pois assim, as suas fibras farão com que você absorva mais lentamente o açúcar para a sua corrente sanguínea. Além disso, as fibras presentes principalmente na casca ajudarão no seu funcionamento intestinal.

Evite comidas processadas. Não se engane, leia sempre o rótulo. Pois, muitas vezes, um alimento “fit” ou que parece saudável, tem muito açúcar e outros aditivos escondidos no rótulo, um verdadeiro veneno para o seu corpo.

Evite refrigerantes e outras bebidas doces

 

Pratique atividade física

Aqui os benefícios são diversos! Ainda, é necessário praticar pelo menos 150 minutos por semana de exercício de moderada intensidade. Além de fortalecer o seu sistema imune, a prática de atividade física, como a musculação, por exemplo, irá ajudar a melhorar a sua sensibilidade à insulina, melhorando os seus níveis de glicose.

Além disso, com o aumento de massa magra, você gastará mais energia ao longo do dia, favorecendo a perda de peso, que é um ponto fundamental no tratamento do pré-diabetes.

Ainda, a atividade física vai ajudar a controlar os seus níveis de colesterol.

Apesar de a musculação ser um exercício excelente, nem todos gostam. Então, a dica é: comece fazendo algo que você goste! Por exemplo,  tente encontrar um novo hobbie! Faça da atividade física uma rotina! Seja ciclismo, natação, corrida ou até mesmo outros esportes em geral, o importante é se manter ativo!

Perca peso

Se você colocar em ação os dois outros tópicos, esse item será uma consequência!

E se nada disso adiantar?

Por fim, nesse caso, pode ser interessante iniciar o uso de medicação.

Além disso, no caso de você ter pré-diabetes, é importante manter a realização de exames periódicos de rotina. Dentre eles, o de glicemia de jejum e um outro chamado HBA1C. A HBA1C dará uma estimativa do nível de glicose no seu sangue nos últimos 3 meses.

 

 

  • Brazil Greece

    Equipe de redatores com foco na produção de conteúdo relacionado a viagens, saúde, cultura, curiosidades e dicas em geral. Temos no nosso time profissionais gregos que compartilham com vocês assuntos da Grécia e da cultura grega, como comidas, receitas, tradições, além de assuntos relacionados à Grécia Antiga e à Mitologia Grega.

RECENTES

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

O nome grego feminino que é o mais bonito do mundo, segundo a ciência

Escolher o nome de uma criança pode ser um dos momentos mais queridos para os pais, mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. É uma decisão cheia de responsabilidades, já que o nome escolhido a acompanhará por toda a vida. Aliás, conheci muitas pessoas que não...

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Necrópoles: conheça as Cidades dos Mortos na Grécia Antiga

Você já ouviu falar do termo "necrópole"? Então, talvez tenha imaginado um antigo cemitério abandonado. Mas as necrópoles eram muito mais do que simples locais de sepultamento. Na Grécia Antiga, no Egito e em outras civilizações antigas, essas "cidades dos mortos"...

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

A verdade não contada sobre as deusas gregas e seus poderes

Quando pensamos na mitologia grega, é comum nos lembrarmos de Zeus, Poseidon e outros grandes deuses. Mas as deusas gregas também desempenham papéis fundamentais e, muitas vezes, enfrentaram desafios que refletiam a realidade das mulheres na Grécia Antiga. Elas não...

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Halva: veja o tradicional doce que os gregos comem na quaresma e seus tipos

Você já visitou a Grécia ou tem alguma conexão com a culinária mediterrânea? Então, provavelmente já ouviu falar do halva. Esse doce simples, mas incrivelmente saboroso, tem uma história longa e cheia de curiosidades. Inclusive, ele se espalhou para diferentes regiões...

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

Esta era a arma mais potente e indestrutível da antiguidade

O Reino Antigo da Macedônia foi uma das mais importantes potências do mundo, localizado no norte da Grécia, na região da Macedônia. Sua história remonta a períodos bem antigos, com suas origens sendo relacionadas à dinastia dos Argéadas, que governava a região desde o...

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Quem eram ‘Os Imortais’ do filme 300? Um grego conta para você

Certamente, a maioria dos fãs do filme 300, estrelado por Gerard Butler, deve se lembrar das cenas épicas da grande batalha onde os espartanos dizimam "Os Imortais" dos persas. Se vocês se lembram bem, no filme 300, eles são retratados com roupas negras, um lenço...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest