Como Saber Se Tenho Mau Hálito? 10 Testes Infalíveis!

Você já tentou soprar contra a palma da sua mão para saber se tem mau hálito?

E mesmo assim continua não sabendo a resposta?

Então, fique neste artigo que vamos te explicar como descobrir se você tem essa condição também conhecida como halitose.

LEIA MAIS: Sonambulismo Tem Cura? Saiba O Que Fazer Para Tratar!

Por que é tão difícil saber se temos mau hálito?

A maioria das pessoas que têm mau hálito não sabem desse fato.

Isso porque o nosso nariz está ligado à cavidade bucal pela sua parte posterior, tendo constante contato com o cheiro local. Então, o nosso cérebro é capaz de filtrar, de se adaptar e “deixar passar” ou “deixar de sentir” estímulos não ameaçadores.

Por exemplo, devido a essa comunicação, o cheiro do mau hálito se torna algo constante, portanto, o cérebro se adapta, fazendo com que as pessoas se acostumem com o próprio mau cheiro, deixando de senti-lo.

LEIA MAIS: Candidíase: 5 Coisas Que Você Não Deveria Comer!

Como saber se tenho mau hálito?

Antes de mais nada, saber que você tem mau hálito pode ser mais difícil do que você imagina. Pois, em geral, as pessoas têm vergonha de te contar.

Mas, a boa notícia é que você tem algumas opções para descobrir isso!

Então, aqui vão 10 dicas para você!

Pergunte a um amigo

A primeira opção, e a mais óbvia, é perguntar a alguém em que você confie. Porém, se você notar que a pessoa está desconfortável, você pode pedir a sua ajuda para conferir se você tem umas placas ou manchinhas brancas na região posterior da sua língua. Pois essas placas são sinais de que há bactérias que geram odor fétido local.

Use um espelho

Além disso, você pode usar um espelho para descobrir se tem halitose. Basta abrir bem a sua boca e colocar a sua língua esticada para fora. Então, caso consiga ver uma placa branca, isso significa que você tem as mesmas bactérias que mencionamos acima, geradoras da halitose.

Use um raspador de língua

Você pode também tentar usar um raspador de língua, já que a língua é, com frequência, a responsável pelo mau hálito. Basta raspar a sua língua desde a sua região posterior e depois é só cheirar o raspador.

Caso ele cheire mal, comece a usá-lo toda manhã, como parte da sua higiene bucal para combater a halitose.

Use uma colher

Esse teste segue o mesmo princípio mencionado acima. Pegue uma colher, vire-a com a concavidade para baixo e coloque-a na parte posterior da sua língua. Então, raspe a sua língua. O cheiro que a secreção na colher apresentar, revelará se você tem halitose.

Use uma gaze

Ainda, uma outra opção, é limpar a parte de trás da sua língua com uma gaze. Então, se o odor for desagradável, você já sabe o que isso significa! Além disso, pode ser que a gaze fique com uma cor amarelada, o que é um outro sinal de que você tem halitose.

Pergunte ao seu dentista

Você pode também perguntar ao seu dentista. Inclusive, ir ao dentista é a melhor opção!

Faça o teste do halímetro

Aproveite que você já está no consultório mesmo! Pois é lá que esse teste é feito!

Ele consiste em detectar o sulfeto presente na sua respiração, que tem a concentração bem diferente entre um hálito saudável e um hálito de odor fétido.

Use a sua mão ou o seu pulso

Além disso, você pode lamber as costas da sua mão ou o seu pulso. Pois são locais que não estão em contato frequente com outras superfícies. Assim, os sais de enxofre irão para a superfície da sua mão ou do seu pulso, dependendo de onde você lamber.

Então, espere secar e sinta o cheiro da região. Assim você poderá ter uma ideia do odor real do seu hálito.

Use um fio dental

Uma outra opção é usar o fio dental na região posterior da sua boca, e depois sentir o cheiro dele. Assim, saberá qual o provável cheiro do seu hálito.

Sinta o gosto da sua boca

Se estiver sentindo um gosto ruim na boca, esse pode ser um forte indício de que você tem mau hálito. Nesse caso, você pode usar um enxaguante bucal ou escovar os dentes para ver se o gosto irá passar. Muito provavelmente, pode ser devido a algo que você comeu, algo que você bebeu, ou até mesmo devido a outras doenças gastrointestinais. Todos esses fatores poderão fazer com que você tenha um gosto ruim na sua boca.

LEIA MAIS: Dieta Para Pré-Diabetes: Saiba O Que Comer E O Que Evitar!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais