4 dicas para formular perguntas certeiras no ChatGPT e conseguir suas respostas

Otimize sua experiência com o Chat GPT ao elaborar frases claras e objetivas.

O Chat GPT é uma recente ferramenta que já adquiriu popularidade, aceitação e relevância na sociedade atual.

Com ele, é possível ter respostas simples, inspirações para formular textos, ajuda com lições de casa ou trabalhos acadêmicos. Entretanto, é possível que nem sempre você tenha a resposta desejada. Por isso, veja as dicas para se comunicar com o Chat GPT de maneira clara e objetiva.

4 dicas para aprender a se comunicar com o Chat GPT

Formule frases objetivas com linguagem simples

Geralmente, as respostas não condizem com o esperado quando a pergunta não foi bem formulada.

A inteligência artificial precisa de perguntas claras e objetivas, afinal, perguntas longas e ambíguas aumentam a chance de que hajam ambiguidades e interpretações distintas.

Dessa forma, ao invés da IA responder objetivamente e aprofundar a discussão ao longo do desenvolvimento, ela dará várias respostas curtas para todas as interpretações que ela recebeu, o que pode não ser ideal para você.

Especifique o que você não entendeu

Pode ser que você tenha recebido uma longa explicação sobre algum tema, mas ainda assim esteja com dúvidas ou não tenha entendido muito bem alguma parte da explicação.

Porém, ao invés de escrever ‘’eu não entendi’’, ou dar algum juízo de valor subjetivo como ‘’isso é bom ou ruim?’’, opte por pegar uma parte da frase, copiar no chat e dar o comando ‘’Explique melhor sobre: [frase copiada]’’. Assim, ele poderá aprofundar-se e explicar apenas o que você não entendeu.

Não use abreviações, gírias ou jargões

Embora a inteligência artificial tenha em seu banco de dados informações dessas gírias, elas podem confundir o dispositivo. Por isso, se o seu intuito é estudar ou aprender algo novo, e não apenas conversar, você deve evitar essas expressões.

LEIA MAIS: Bard vs ChatGPT: Veja as principais diferenças e descubra qual é o melhor

Dê o máximo possível de contexto

Ser específico pode ajudar a plataforma a lhe dar uma resposta mais assertiva. Por isso, ao invés de perguntar à inteligência artificial sobre, por exemplo, qual o nome do filme que fala sobre uma criança morta em uma câmara de gás, pergunte qual o nome do filme que se passa na Alemanha nazista e que mostra uma amizade entre uma criança judia e uma alemã, por exemplo.

A plataforma conseguirá comparar mais informações e chegará à conclusão de que se trata de ‘’O menino do pijama listrado’’.

Gostou das dicas de como se comunicar com o Chat GPT? Para ver mais conteúdos como este, confira outros artigos no portal Brazil Greece.

você pode gostar também