Dicas

Como se organizar para não se endividar com presentes de fim de ano? 5 Dicas!

Como se organizar para não se endividar com presentes de fim de ano? 5 Dicas!
By     -   On

O fim do ano está chegando e com ele estão chegando também as festas de final de ano. Além de comidas e bebidas, com essas datas comemorativas vem também uma preocupação: a hora de fazer as contas para conseguir comprar todos os presentes sem se endividar!

Bem, ninguém quer ficar com fama de mão fechada, nem se indispor com seus colegas, amigos e familiares. Porém, não é possível sempre dar presente a todos os que queremos.

Portanto, siga esses passos simples e práticos que irão de ajudar!

Como se organizar para o final do ano sem se endividar?

Faça uma lista de prioridades

Primeiro, faça uma lista de pessoas para as quais você realmente terá que comprar presentes.

Faça uma lista de familiares, colegas, amigos.

Infelizmente, nem sempre será possível dar presente para todos eles, portanto, dentro da lista, estabeleça as suas prioridades. Além disso, é importante escrever os nomes, assim você conseguirá se organizar melhor!

Então, é hora de ir para o passo seguinte!

Faça as contas e veja qual é o seu orçamento

Lembre-se de que, junto com o final do ano, o início de um novo ano também se aproxima.

Portanto, quanto dinheiro você realmente tem disponível?

Lembre-se de que no início do ano cairão os impostos, além de ser início de ano escolar. Então, coloque tudo isso no papel.

Em seguida, veja quanto realmente você tem de orçamento para comprar os seus presentes.

LEIA MAIS: Brasileiros Ainda Têm 4,1 Bilhões De Valores A Receber; Já Posso Sacar?

Distribua o seu orçamento de acordo com os grupos e prioridades

Estabeleça uma faixa de valores para cada grupo. Geralmente a família é a prioridade.

Uma opção é sugerir um amigo secreto na família. Assim, não terá que dar presente para todos na sua festa. Afinal, às vezes é melhor dar um presente bom em um amigo secreto do que ter que dar lembrancinhas para várias pessoas, lembrancinhas essas que no final das contas nem sempre são tão úteis.

Faça uma otimização das suas compras

Tempo é dinheiro! Portanto, organize sua lista e tente comprar o máximo de presentes em um só lugar, assim você poderá pedir descontos. Além de talvez até conseguir um frete grátis, ou parcelar em mais vezes.

LEIA MAIS: O Natal Pode Ser A Época Mais BARATA Para Viajar – Veja Aqui Como Fazer!

Não tenha vergonha!

Por fim, não tenha vergonha de admitir que nem todos caberão no seu orçamento! Portanto, só compre se você tiver condições

De nada adianta comprar muitos presentes e não ter condições de pagar depois. Então, seja sincero(a) consigo mesmo. É melhor avisar a pessoa de que esse ano não vai dar, do que se afundar em dívidas e perder a cabeça por um presente do qual talvez a pessoa nem vá gostar.

Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.

Talvane Póvoa

Com formação em Engenharia Agronômica, certificação em Comércio Exterior e MBA em Formação Geral Para Altos Executivos pela USP, ele possui amplo conhecimento bancário devido ao trabalho prestado ao Banco do Brasil. É uma entusiasta de viagens, negócios e cultura, com uma paixão pela culinária. Encontrou na escrita uma maneira de compartilhar seus conhecimentos em uma variedade de temas.