Saúde

Como ser feliz quando o mundo está contra você? 5 dicas que funcionam

Como ser feliz quando o mundo está contra você? 5 dicas que funcionam
By     -   On

Encontrar a felicidade pode parecer simples de acordo com as definições do dicionário, mas na realidade, é um processo contínuo que pode ser difícil de alcançar em situações adversas. Quando o mundo parece estar contra nós, como podemos encontrar a felicidade? Embora situações simples possam nos trazer felicidade, complicações, estresse e eventos inesperados podem ter o efeito contrário e acumular sensações negativas, impedindo-nos de experimentar a felicidade plena. Como podemos evitar isso?

5 dicas de como ser feliz mesmo quando o mundo parece estar contra você

Confie em si

Não duvide, jamais, de sua própria capacidade para mudar aquilo que te deixa infeliz no momento. Do contrário, sentimentos de frustração e estresse vão dominar sua vida. Ainda que a solução não seja imediata, a confiança é a chave para não desistir no meio do caminho.    

Não reclame o tempo inteiro

Uma das formas de como ser feliz, mesmo quando o mundo parece estar contra você, é não virar o muro das lamentações. Além de não ajudar em nada, reclamar o tempo inteiro reforça o lado negativo das coisas e impede que você encontre soluções. 

LEIA MAIS: Feliz e energizada: 3 óleos essenciais que atraem boas energias para o seu dia

Uma das formas de como ser feliz é cultivar pensamentos positivos

Na contramão do hábito acima, manter um pensamento positivo ajuda, e muito, a ser feliz, mesmo diante das adversidades. Não é alienação ou ser otimista além da conta, mas sempre evocar momentos de felicidade ajuda a clarear as ideias. Da mesma forma, proporcionar-se momentos de prazer, inclusive brincar com seu pet. 

Você nem sempre tem razão

Por mais que doa, saiba que você não tem razão o tempo todo. Aceite que pode estar errado ou errada sobre alguma coisa e não tente vencer uma discussão sempre. Em vez disso, tente chegar a um acordo para minimizar situações de estresse. Da mesma forma, pare de criticar as diferenças, inclusive de pensamentos. 

LEIA MAIS: 3 coisas que você acha que te farão feliz, mas verá que não é bem assim. Confira!

Aceite-se

Por fim, seja quem você é e desfrute da sua própria personalidade. Não tente se transformar em outra pessoa para agradar aos outros. Além disso, evite se culpar demais pelos problemas que surgem. A autopunição é cruel e não ajuda em nada a superar as adversidades. Se cometer erros, aprenda com eles e siga em frente! O que aconteceu não define quem você é, independentemente do que seja!

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Luciana Gomides

Jornalista e assessora de comunicação e imprensa com experiência em Comunicação Pública, Gestão de Eventos, Marketing Digital, análise e estratégia, gerenciamento de crises, produção e redação de conteúdo. Já trabalhou em diversos projetos e segmentos na área, inclusive como gerente de Comunicação na Educação Municipal, período em que desenvolveu produtos audiovisuais para permitir o acesso a conteúdos pedagógicos durante a pandemia. Ainda, criou áreas de Ouvidoria e Eventos Virtuais. É pesquisadora de Comunicação Compartilhada/Comunitária, Marketing Público e Políticas Públicas para Comunicação. Atuou na área de turismo e hotelaria. Especialista em Marketing e Assessoria de Comunicação.