Dicas

Você está sendo monitorado! 3 dicas para ter mais privacidade no seu celular!

Você está sendo monitorado! 3 dicas para ter mais privacidade no seu celular!
By     -   On

Para seu funcionamento pleno, os aplicativos instalados nos celulares — Android ou iPhone (iOS) requerem uma série de concessões. Dentre essas estão as concessões aos seus contatos, a sua localização, a galeria, entre outras inúmeras áreas do seu aparelho telefônico. Em muitos casos, nem todas essas permissões são necessárias para que o aplicativo funcione e o acesso desses dados por aplicativos, às vezes, pouco confiáveis pode colocar a segurança dos seus dados em perigo. Pensando em como aumentar a segurança do seu celular, confira o artigo na íntegra e confira algumas dicas!

Configurações que aumentarão a segurança dos seus dados

Acesso à galeria de fotos

A permissão de acesso a todas as fotos da sua galeria pode ser muito perigoso para a sua privacidade. Aplicativos corrompidos podem abusar do acesso para coletar imagens pessoais, que comprometem a sua privacidade e segurança.

Para os aparelhos a partir do iOS 14 e do Android 13, é possível selecionar apenas algumas fotos específicas que os aplicativos poderão acessar. Para isso, toda vez que você abrir um aplicativo pela primeira vez, basta optar por “selecionar fotos e vídeos”.

LEIA MAIS: WhatsApp irá parar de funcionar nestes celulares; Veja se o seu é um deles!

Permissão à localização contínua

A permissão à sua localização é considerada um dado sensível, e por isso não é recomendada que o acesso seja concedido a qualquer aplicativo. Aplicativos de mapas, delivery e transporte podem solicitar essa concessão para recomendar rotas e restaurantes próximos.

Para evitar que suas coordenadas exatas sejam compartilhadas por muitos aplicativos, e acessadas com frequência, é possível optar pelo uso da localização aproximada e apenas para quando o aplicativo estiver em uso. Para isso, na configuração do próprio aplicativo aparecerá uma aba de Localização, selecione-a para a modalidade que deseja.

LEIA MAIS: 15 aplicativos que ACABAM com a bateria do seu celular ; e que você usa!

Acesso à agenda de contatos

A permissão para acessar sua agenda de contatos pode ser algo também arriscado, por isso a recomendação é não compartilhá-la com aplicativos para edição de fotos, compras e jogos, por exemplo. Por isso, principalmente na primeira vez ao utilizar o aplicativo, não conceda esses dados.

Gostou deste artigo? Então, confira vários outros semelhantes aqui no site Brazil Greece!

Agência Texty

Agência Texty é uma equipe de redatores profissionais especializados em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, inbound marketing, estratégias de SEO avançadas.