A camomila tem sido usada desde os tempos antigos para tratar diarreia, náuseas, vômitos e azia.
Existem dois tipos de camomila: camomila alemã e camomila-romana. Ela foi descrita em escritos médicos antigos e era uma importante erva medicinal no Egito antigo, na Grécia Antiga e em Roma.
Além disso, estudos sobre camomila e seus efeitos na saúde mostraram que pode nos favorecer em diferentes áreas.
Os Benefícios da Camomila
Acaba com o estresse
A camomila atua como um sedativo para o estresse, ajudando no tratamento também da enxaqueca, neuralgia e tontura. Esta magnífica flor é conhecida por suas propriedades ansiolíticas naturais, que ajudam a relaxar o nervo e a aliviar problemas emocionais graves.
Ajuda a dormir
É comum o seu uso contra insônia, ansiedade e tensão nervosa. Além disso, pesquisas mostraram que aumenta o sono, especialmente se você beber de 40 a 45 minutos antes de deitar na cama.
Ainda, será capaz de expulsar sua ansiedade, relaxar com seu aroma macio e, eventualmente, levá-lo a um sono profundo e de qualidade, agindo relaxando no sistema nervoso.
Estimula o sistema imunológico
Segundo pesquisas, a camomila aumenta a produção de glóbulos brancos, que são importantes para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico, nos protegendo dos resfriados e vírus que “adquirimos” quando nosso sistema imunológico cai.
Ainda assim, mesmo se ficarmos doentes, com gripe ou outra doença respiratória, a inalação de vapor do extrato de camomila pode acalmar nosso calafrio e melhora o nariz escorrendo.
Ajuda o sistema digestivo
A camomila pode nos aliviar de gases inchados e irritantes, além de aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável. Se você jogar folhas de hortelã, pode ter melhores resultados. Também reduz os episódios cólicos, bem como a duração da diarréia, ajudando a relaxar o estômago.
LEIA MAIS: Mente Sã! O Que Os Filósofos Gregos Comiam Para Ter Uma Mente Brilhante?
Tem ação anti-inflamatória
É benéfico em relação a várias inflamações, como infecções gastrointestinais, inflamação ocular ou de pele, intestino, úlceras na boca e gengivite.
Combate problemas de pele
Os antigos também o usavam para problemas de pele, como acne, bem como para irritação na pele ou infecções fúngicas. De fato, de acordo com a pesquisa, acalma o eczema e pode ter 60% da eficácia de um creme com 0,25% de hidrocortisona.
Alguns usam camomila com compressas para acalmar os problemas da pele.
Tem propriedades terapêuticas ginecológicas
A camomila é ideal para problemas ginecológicos, como cólicas de época, e mesmo em casos de vaginite, as lavagens de camomila aliviam a condição.
O que pode acontecer se você beber chá de camomila todos os dias?
Apesar dos tremendos benefícios, o consumo em grandes quantidades pode ter um impacto na saúde. Isso se deve ao fato de que suas propriedades podem causar sonolência, náuseas e vômitos!
Para isso, você fará bem em beber camomila dia, sim, dia não, ou quando tiver algum desses problemas mencionados acima.
O que você pode combinar camomila?
Como na maioria dos chás, você pode usar mel e limão para desfrutar dessa decocção especial.
Se você gostou desse artigo e quiser saber mais, não deixe de conferir outros textos interessantes no site Brazil Greece.
0 comentários