Brazil Greece

»

»

Conheça a cor que não existe e foi o seu cérebro que inventou

Já ouviu falar do magenta?
| Em 18/02/2025 às 14:00
Magenta é uma cor que o nosso cérebro criou. Foto: Freepik.

Você já parou para pensar por que algumas cores parecem diferentes das outras? Por exemplo, o vermelho e o azul são cores que conseguimos enxergar facilmente, mas, você sabia que há uma cor que não existe e o seu cérebro inventou? Essa cor parece um pouco diferente e é sobre ela que você entenderá um pouco mais a seguir.

A cor que não existe e o seu cérebro inventou

Para compreender melhor essa questão, precisamos entender como enxergamos as cores. O olho humano possui células especializadas chamadas cones, que são responsáveis por detectar as diferentes cores. Existem três tipos de cones: um para detectar o vermelho, outro para o verde e um terceiro para o azul. Esses cones trabalham em conjunto para nos permitir enxergar uma grande variedade de cores.

Ao misturarmos as cores vermelho e azul, esperaríamos obter a cor roxa, certo? No entanto, quando misturamos essas duas cores, o resultado é uma cor diferente: o magenta. O magenta é uma cor que parece estar entre o vermelho e o azul, mas não possui uma frequência de luz específica. Isso acontece porque o magenta é uma cor que nosso cérebro cria ao interpretar a estimulação dos cones vermelho e azul.

Essa percepção de cor é chamada de cor aditiva. Enquanto a maioria das cores que vemos é resultado da mistura de diferentes comprimentos de onda de luz, o magenta é uma cor que surge da ausência de um comprimento de onda específico. Quando os cones vermelho e azul são estimulados ao mesmo tempo e na mesma intensidade, nosso cérebro interpreta essa estimulação como a cor magenta.

Leia mais: Como não ver conteúdo sensível no seu Instagram? Passo a passo!

Uma analogia para entender melhor…

Essa explicação pode parecer um pouco confusa, mas pense na seguinte analogia: imagine que você está ouvindo música com um fone de ouvido. Se você ouvir uma nota musical alta em um ouvido e uma nota musical baixa no outro ouvido, seu cérebro interpretará essa combinação de notas como um acorde. Da mesma forma, quando os cones vermelho e azul são estimulados simultaneamente, nosso cérebro interpreta essa combinação como a cor magenta.

Outro fator interessante sobre a cor magenta é que ela não está presente no espectro de cores visíveis. O espectro de cores visíveis possui as cores do arco-íris, que são as cores que conseguimos enxergar com nossos olhos. No entanto, o magenta não está presente nesse espectro. Isso significa que não é uma cor que podemos ver diretamente na natureza, mas sim uma cor que nosso cérebro cria a partir da combinação de estímulos visuais.

Leia mais: O que este carnaval reserva para você, segundo a numerologia?

Por que o seu cérebro inventou essa cor?

Então, por que nosso cérebro inventou o magenta? Acredita-se que essa seja uma forma de preencher as lacunas em nossa percepção de cores. Enquanto as cores vermelho, verde e azul são fundamentais para a nossa visão, o magenta é uma cor que nos ajuda a perceber melhor as diferenças sutis entre as cores. Ele atua como um contraste e um complemento para as outras, tornando nossa percepção de cores mais rica e detalhada.

Viu só como o nosso cérebro é curioso e sempre tem algo para nos surpreender? Agora, você nunca mais verá com os mesmos olhos a cor magenta, não é mesmo?

  • Brazil Greece

    Equipe de redatores com foco na produção de conteúdo relacionado a viagens, saúde, cultura, curiosidades e dicas em geral. Temos no nosso time profissionais gregos que compartilham com vocês assuntos da Grécia e da cultura grega, como comidas, receitas, tradições, além de assuntos relacionados à Grécia Antiga e à Mitologia Grega.

RECENTES

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Aeroporto fornece PlayStation para você jogar enquanto espera seu voo

Você sabia que existe um aeroporto em Paris que possui consoles de PlayStation e outros jogos eletrônicos que você pode jogar durante a sua espera? Não há dúvida de que Paris é um dos lugares mais visitados do mundo. E o que um lugar com muitos turistas precisa?...

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

Grego descobriu cidade da Bahia que parece ilha da Grécia

No interior da Bahia, descobrimos uma cidade de 50.000 habitantes que tem muitos elementos comuns da Grécia. Estamos falando sobre o município de Macaúbas que está situado na região central do estado da Bahia, na chamada Zona Fisiográfica da Serra Geral, Chapada...

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Praia do Taípe, o que você precisa saber antes de ir?

Se você está em busca daquela Bahia autêntica, onde o som das ondas e o vento nas falésias substituem o barulho das caixas de som, a Praia do Taípe é o seu lugar. Localizada estrategicamente entre o agito de Arraial d'Ajuda e o charme de Trancoso, ela é considerada...

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Oslo, tudo que deveria fazer e aprender com os noruegueses, europeu diz

Em janeiro visitamos a capital da Noruega, Oslo. Nossas impressões foram completamente diferentes do que esperávamos. Não há como negar, depois da experiência que adquirimos em viagens, eu diria que a maioria das grandes cidades do mundo tem muitos aspectos negativos...

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Holambra, a cidade holandesa no Brasil, sob a visão de um europeu

Antes de vir morar no Brasil, eu não poderia imaginar que no país do café existissem cidades com influência europeia. Até que visitei Holambra, uma cidade brasileira em São Paulo conhecida como a Holanda da América Latina. Embora eu esperasse que fosse uma cópia mais...

0 comentários