Couve-flor gratinada: receita para fazer a comida favorita dos ingleses

Uma receita que irá mudar seu jeito de cozinhar...

A couve-flor é um vegetal versátil e saboroso que podem preparar de diversas maneiras. Então, uma das formas mais deliciosas de desfrutar deste vegetal é transformá-lo em uma incrível couve-flor gratinada.

Esta receita é não apenas simples de preparar, mas também incrivelmente saborosa. Por isso, se você está em busca de uma opção saudável e reconfortante para adicionar ao seu cardápio, a couve-flor gratinada é a escolha perfeita. Portanto, vamos dar uma olhada na receita e no processo de preparação.

Receita fácil para fazer couve-flor gratinada

Ingredientes

  • 1 couve-flor grande (folhas removidas), quebrada em pedaços
  • 500ml de leite
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 50g de manteiga
  • 100g de queijo cheddar ralado
  • 2-3 colheres de sopa de migalhas de pão (opcional)

Passo a Passo

1: Comece colocando uma panela grande de água para ferver. Enquanto a água aquece, prepare a couve-flor, removendo as folhas e quebrando-a em pedaços menores.

2: Assim que a água estiver fervendo, adicione os pedaços de couve-flor e cozinhe por cerca de 5 minutos. Você pode verificar o cozimento espetando um pedaço com um garfo – ele deve estar macio, mas ainda um pouco firme.

3: Após o cozimento, escorra a couve-flor e coloque-a em um prato refratário. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 220°C.

4: Retorne a panela ao fogo e adicione o leite, a farinha de trigo e a manteiga. Continue mexendo rapidamente à medida que a manteiga derrete e a mistura começa a ferver. Continue mexendo por mais 2 minutos, até que o molho engrosse.

5: Desligue o fogo e misture a maior parte do queijo cheddar ralado ao molho. Despeje este molho delicioso sobre a couve-flor no prato refratário. Se preferir, você pode polvilhar o restante do queijo por cima e adicionar algumas migalhas de pão para dar uma textura crocante.

6: Leve o prato ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 20 minutos, ou até que o prato esteja borbulhante e dourado.

E pronto! Você terá uma incrível couve-flor gratinada pronta para aproveitar. Esta receita é ideal como acompanhamento ou mesmo como prato principal para uma refeição deliciosa e saudável. As crianças também adoram o sabor do queijo e, muitas vezes, nem percebem que estão comendo vegetais. Experimente esta receita simples e saborosa em sua próxima refeição. Bom apetite!

Leia mais: Gringo te ensina a fazer as melhores panquecas salgadas recheadas da vida

O que fazer para a couve-flor gratinada não ficar aguada?

A couve-flor gratinada pode ficar aguada se a couve-flor for cozida em excesso. Quando vocês cozinham a couve-flor demais, ela libera água, que irá se infiltrar no restante do prato. Portanto, mesmo que o molho esteja espesso quando você coloca o prato no forno, se ele ficar tempo demais lá dentro, a água da couve-flor fará com que ele fique aguado.

Eu aconselharia a não assar por mais de 20-25 minutos. Se, até este ponto, a parte de cima do prato não estiver dourada o suficiente, remova-o do forno e coloque-o sob o grill em alta temperatura por 1-2 minutos.

você pode gostar também